"A buyer´s dream"

04/08/2019

Foram com essas palavras que o veterano Charles Gave respondeu a uma pergunta a respeito das perspectivas para a moeda britânica.

Ele complementou dizendo que a libra está "oversold" em um gráfico de 6 meses, mas não em um gráfico de 12 meses. Disse ele que uma queda adicional de 2% e a moeda estará definitivamente no campo das barganhas pelas seguintes características: subvalorizada, "oversold", sub-alocada, e por representar a melhor economia da Europa... tudo isso, livre das garras de Bruxelas.

O gráfico abaixo nos traz informações interessantes. Neste temos a performance das ações britânicas segmentadas da seguinte forma:

  • Linha azul: ações de empresas exportadoras com mais de 50% das vendas direcionadas para o mercado internacional excluindo a Europa.
  • Linha preta: ações de empresas exportadoras com mais de 50% das vendas direcionadas para o mercado europeu.
  • Linha vermelha: ações de empresas com mais de 70% das vendas direcionadas ao mercado doméstico britânico.

A divergência entre a linha azul e a preta é uma evidencia da fraqueza econômica da União Europeia.

Charles nos diz que, embora as ações destas "pan-europeans" se apresentem convidativas, elas devem ser evitadas de todas as formas. A essa altura você já deve saber que Charles é um dos estrategistas mais pessimistas quanto as perspectivas europeias e do euro.

Diz ele, entretanto, que é hora de vender "treasuries" (títulos do governo americano) e comprar "gilts" (títulos do governo britânico).

Marink Martins


www.myvol.com.br