A surpreendente rotação vista nesta terça-feira

06/07/2022

Aquele que não acompanhou o comportamento das ações ao longo desta terça-feira, pode ter saído com a impressão de que nada de importante ocorreu no dia. Afinal, os principais índices globais ficaram próximos da neutralidade. No entanto, o dia foi marcado por uma importante rotação; uma com características de "Risk ON". Ontem vimos aquelas ações (que eu gosto de denominar: ações da insanidade) brilharem. Magalu subiu bastante contagiada pelo otimismo global com as ações do fundo ARKK Innovation, da famosa gestora Cathy Wood.

No gráfico acima, observamos que ontem as ações da Magazine Luiza (em azul) subiram bastante, enquanto as ações da Petrobras PN (em preto) caíram bastante. 

Neste sentido, cabe a pergunta: não seria precoce demais um movimento em direção a ativos de risco em pleno período de aperto monetário nos EUA?

Foi justamente esse tipo de questionamento que "deu um nó" na mente de importantes estrategistas globais. Anatole Kaletsky disse: aproveitem a oportunidade para adquirir proteção inflacionária com desconto. Em sua opinião, a probabilidade de recessão nos próximos 12 meses é mínima. Já Louis Gave, pensando sobre o mesmo tema, explorou a possibilidade de que um rebalanceamento de carteira global em um mercado pouco líquido (verão americano) pode ter sido um fator determinante para a divergência registrada ontem.

Neste momento em que escrevo, as 11:45 desta quarta-feira, observo que o preço do preço do petróleo cai 3,50%. O mesmo ocorre com o cobre e o gás natural, porém, com quedas menos expressivas. Tal movimento vem contribuindo para que um maior número de analistas -- pelo menos aqueles que frequentam a CNBC -- clamem de forma vigorosa: a RECESSÃO chegou!

Muita calma nesta hora! Já acompanho a CNBC a tempo suficiente para não embarcar em observações hiperbólicas de todas as formas. O desemprego nos EUA ainda está baixíssimo e há muita gente boa acreditando que o cenário inflacionário presente, não só é persistente, mas irá manter o FED vigilante. Vamos acompanhando de perto, porém cientes de que o comportamento de um dia, ou mesmo de uma semana, pode ser resultante de desequilíbrios ligados a liquidez dos ativos.

Marink Martins

www.myvol.com.br