5 Razões para você vender seus dólares

25/10/2019

1. Estímulo Quantitativo #4 (QE4)

Está certo que Jerome Powell pediu para que não chamássemos a nova onda de recompra de "Treasury Bills" de "QE", mas com a instituição se comprometendo a recomprar US$60 bi por mês, temos uma situação análoga ao que foi praticado em 2009 - ocasião do QE1! Esta emissão de moedas em larga escala, como vem sendo praticada, é negativa para o valor da moeda americana.

2. O Fed continuará cortando sua taxa básica ("Fed Funds")

Ao contrário do BCE e do Banco do Japão, o FED é o único com espaço para cortar ainda mais a sua taxa de juros.

3. BREXIT: somente com um acordo!

Com a redução do risco de saída do Reino Unido da União Europeia sem um acordo comercial prévio, a libra esterlina se valorizou e contribuiu para um euro mais forte.

4. Trump reduz a pressão sobre a China

Trump está mais fragilizado diante do processo de impeachment e de sinais de desaceleração econômica nos EUA. Com isso, o dólar que se apreciou em um processo de aversão a risco, tende a ser impactado negativamente por um processo inverso.

5. A campanha de Elizabeth Warren ganha tração

Elizabeth Warren desponta como aquela que irá brigar com Joe Biden nas primárias do partido democrata. Caso ela avance, sai de baixo! A candidata que prometeu cindir empresas de tecnologia, proibir a exploração do gás de xisto, elevar impostos, e muito mais, será uma fonte para uma eventual desvalorização dos ativos americanos; inclusive o "mighty dollar"!

Um bom fim de semana a todos!

Marink Martins