Bill Dudley op ed / Discurso de Powell

22/06/2022

Dentre aqueles que vem acertando a tendência dos mercados, Bill Dudley se destaca. Refiro-me aqui ao ex-presidente da divisão do FED de NY -- o mais importante dos FEDs regionais. Hoje, em seu editorial publicado na Bloomberg, Dudley reitera que a tese de "pouso suave" de Powell é praticamente impossível. E se ele estiver certo, devemos nos preparar para aquela transição discutida no Comentários de Mercado publicado aqui ontem.

Dito isso, temos hoje sinais de que os mercados poderão se recuperar nesta quarta-feira. Falo isso, pois acredito que o mercado, neste momento, já está bem precificado para o que Powell tem a falar hoje no congresso dos EUA (o conteúdo de seu discurso já veio a público). Uma surpresa poderá vir dos questionamentos feitos por senadores americanos.

Aqui, vale lembrar que foi justamente em um debate no congresso que Powell prometeu ao senador Richard Shelby, em julho de 2021, lutar contra a inflação de forma decisiva como foi feito no período de Paul Volcker no início dos anos 80.

Neste momento em que finalizo este texto, o senador Richard Shelby está fazendo uma pergunta a Powell. Seguem as minhas observações:

Richard Shelby: o que poderemos esperar do FED para trazer a inflação sob controle?

Powell: Estabilidade de preço é um dos pilares da economia americana. Nós temos que restabelecê-la.

Richard Shelby: Qual é o próximo passo?

Powell: O mercado vem precificando relativamente os passos do FED. Teremos juros mais altos. Estamos comprometidos com este objetivo de restabelecer a estabilidade de preços.

Como podemos observar, não há novidades entre o discurso feito por Powell em julho de 2021 e o de hoje. Bill Dudley, com toda sua experiência, já sabia o que estava por vir. Já os agentes de mercado, estes ficam muitas vezes presos em uma situação conhecida como "wishful thinking" (uma espécie de pensamento positivo e, muitas vezes, ilusório).

Marink Martins

www.myvol.com.br