Ceticismo inebriado pelo viés da confirmação
22/04/2022
- Os otimistas se mostraram céticos em relação à capacidade do FED de elevar o fed funds para um patamar de 2,5%! Agora se ajustam a um FED mais agressivo. (tema central: "demand destruction" -- o FED quer destruir a demanda para conter a inflação).
- Os otimistas se mostraram céticos em relação à capacidade da UE de impor sanções à Rússia que envolvam a exportação de petróleo e gás natural! (tema central: "desglobalização e desdolarização" -- O mundo oriental está cansado do privilégio americano de se financiar através de seu comércio internacional dolarizado).
- Os otimistas se mostraram céticos quanto à possibilidade de um crash nas bolsas. Eventos como o "flash crash" de 2010, Black Monday de 1987, e outros, são praticamente ignorados por um público que, historicamente, foi compensado por uma postura de paciência frente a quedas nas bolsas. Afinal, todas as quedas nos últimos anos (nos EUA) provaram-se momentâneas. As recentes quedas vistas na Netflix, Meta, GAP, Alibaba estão deixando muitos investidores ansiosos e preocupados. (tema central: "complacência")
Marink Martins