China - "National Team"

09/02/2022

Não faz muito tempo, argumentei por aqui que, em momentos de adversidade nas bolsas americanas, entra em ação o "Plunge Protection Team" (PPT) que atua em diversas frentes e faz uso da CNBC como um de seus principais canais de comunicação com o público em geral. Nesta semana, o "Zero Hedge" nos trouxe uma reportagem afirmando que algo desta natureza tenha ocorrido nesta terça-feira nas bolsas chinesas. Por lá, o "National Team" entrou em ação e foi capaz de reverter uma queda superior a 2% nos principais índices.

Vivemos em um período -- em particular nos EUA -- em que, não só temos uma maior presença das pessoas físicas nas bolsas, mas também uma perigosa e vexaminosa presença de políticos na especulação do dia a dia. Sabe-se que o marido da deputada americana Nancy Pelosi atua de forma contínua no mercado de opções. Por incrível que pareça, nem os membros do FED conseguiram escapar da tentação de ganhar uma dinheiro a mais especulando nos mercados. Sobre tudo isso, não há muito mais a dizer. Devemos nos adaptar as condições apresentadas nos mercados.

Dito isso, não devemos ignorar que começam a surgir algumas nuvens negras no comportamento dos preços dos ativos chineses. Não só os índices de renda variável estão sendo pressionados, mas há sinais de que a moeda chinesa, em breve, deverá se desvalorizar frente ao dólar. Um destes sinais é a redução no spread entre o rendimento dos títulos soberanos dos dois países. O rendimento dos treasuries dos EUA de dois anos vem subindo e ganhando em atratividade em relação ao título de chinês de mesmo prazo. Além disso, há sinais de que a escalada no preço do minério de ferro tende a ser interrompida devido aos elevados estoques nos portos chineses. 

Caso a moeda chinesa perca espaço, é possível que os mercados emergentes venham a sofrer no curto prazo. A magnitude de uma eventual retração é impossível de prever. Mas, em se tratando do IBOV, caso isso ocorra junto com avanços da PEC Kamikaze no congresso, podemos ter um cenário mais desafiador.

Para finalizar, não devemos esquecer que, enquanto estiver ocorrendo a olímpiadas de inverno na China, o tal "National Team" chinês deverá se manter vigilante de forma mais intensa.

Marink Martins

www.myvol.com.br