E não é que tivemos um "gamma flip"?

13/05/2021

No texto de hoje compartilho o que escrevi na última quarta-feira. Não faço isso por preguiça, mas sim pelo fato de que, felizmente, consegui transmitir duas sugestões que se provaram pertinentes: o movimento no preço do minério de ferro e o eventual "gamma flip". 

E o que é esse tal de "gamma flip"? Bem, isso refere-se a um ponto em que testemunhamos uma mudança no regime de volatilidade dos mercados. A razão de sua ocorrência está relacionada a fatores complexos, com destaque para o "poder de fogo" dos agentes que atuam no sistema. De forma lúdica, gosto de brincar que se trata do momento em que o "mão forte" do mercado passa de "comprado" para "vendido" em VOL (e vice-versa).

Como você pode ver no texto abaixo, havia indícios de que isso estava para ocorrer. E, de fato, ocorreu. Naturalmente, dados macroeconômicos, como dados do "payroll" e do "CPI", contribuem para este fenômeno.

Marink Martins


Em qua., 5 de mai. de 2021 às 10:26, Marink Martins <marinkmartins@gmail.com> escreveu:

Duas informações importantes
1. Otimismo com relação ao preço do minério de ferro -- A casa de pesquisa Gavekal -- especializada em macroeconomia global, com ênfase na China -- publicou um relatório mais otimista com relação às perspectivas para o preço do aço e do minério de ferro. A casa, que ao longo dos últimos meses, trabalhava com uma expectativa de forte retração no preço no segundo semestre deste ano, agora acredita que os preços devem se manter nos atuais patamares. Isso é uma notícia positiva no que diz respeito ao setor de materiais básicos brasileiro.
2. Prepare-se para um período mais volátil - No gráfico abaixo, temos o número de dias em que o índice S&P 500 oscilou mais de 1% ao longo de um determinado ano. Observe que nos anos subsequentes às crises do ano 2000 e 2008 os mercados ficaram bem mais voláteis. Acredito que, em breve, iremos ver algo similar ocorrendo durante este ano de 2021. Contudo, avalio que o momento de baixa volatilidade esteja ocorrendo devido ao fato de que boa parte do varejo está comprada em opções de compra ("Call Options").
Por isso, é muito importante estarmos sintonizados com os vencimentos de contratos de opções associados ao índice S&P 500. Já abordei este tema por aqui, ao falar do que é conhecido em inglês como "gamma flip" -- momentos em que os "market makers" saem de uma posição "vendida em VOL" para uma "comprada em VOL". 

Marink Martins

www.myvol.com.br