Enfim, o alinhamento!

09/09/2024

Finalmente tivemos o alinhamento (ou aproximação) entre as expectativas expressas no Boletim Focus e o que vem sendo precificado na curva de juros brasileira no que diz respeito à taxa SELIC para o fim deste ano.

Assim, para esta segunda-feira surge o questionamento: como irá o mercado tratar tal evento?

Em paralelo, a semana começa com dados negativos em relação ao fluxo de estrangeiros e preocupações relacionadas à crise climática vivida pelo país.

Já nos EUA, há um repique nos preços dos ativos nesta manhã. Todavia, com o VIX acima de 20% e a aproximação das eleições -- há um importante debate amanhã -- há dúvidas se o otimismo irá perdurar.

Esta segunda-feira será importante também pelo lançamento do Iphone 16. Venho afirmando que há espaço para frustrações, pois tanto os europeus quanto os chineses, não terão acesso a um aparelho com todas as funcionalidades disponíveis que estarão disponíveis aos consumidores dos EUA. Por esta razão, o tão aguardado ciclo de "upgrade" pode ser bem mais lento do que o que vem sendo precificado pelo mercado.

Na sexta-feira, a formação de uma figura gráfica de ombro-cabeça-ombro no preço das ações da Nvidia contribuiu para um enorme pessimismo no mercado. Há uma crise de confiança nas "Big Techs"! Há indícios de que a marca dos 3 trilhões de dólares em capitalização de mercado para a Apple, Microsoft e Nvidia foi simplesmente um caso de "too much, too fast" (muita coisa, de forma muito rápida).

Marink Martins

www.myvol.com.br