Estímulos Monetários Chineses
Eles vieram. Nesta manhã, a autoridade monetária chinesa anunciou uma série de estímulos monetários na forma de redução nas taxas de juros e de percentual de depósito compulsório. As ações chinesas se valorizam, assim como as commodities.
No entanto, não deverá demorar muito para que agentes no ocidente critiquem os estímulos por serem, mais uma vez, direcionados somente ao lado da oferta. Os chineses resistem em estimular a demanda dos consumidores através da transferência direta de recursos -- algo que se tornou comum no ocidente como reação no período pós-pandêmico.
Assim, há quem diga que o máximo a ser obtido através de mais esta rodada de estímulos é um pequeno "voo" de galinha no mercado acionário.
Na semana passada, publiquei a seguinte especulação:
Dizer que há um movimento coordenado entre Biden/Harris/Xi talvez seja uma forçação de barra neste momento. Todavia, é importante que o leitor saiba que há uma convergência de interesses entre as partes no momento. Todos torcem pela manutenção do status quo. Todos torcem para que o eleitor americano chegue no dia 5 de novembro de forma confiante e opte para manter o poder nas mãos dos democratas.
Marink Martins