EUA - melhor impossível! Será?

06/09/2021

Aquele que investiu no Nasdaq 100 -- (ETF: QQQ) --- desde a mínima registrada em março de 2009, obteve um retorno anual de 25%! No S&P 500 o retorno anual foi de 19%!

Isso é insano, pois estamos falando de um investimento em um índice diversificado. E o que dizer do mercado de cryptoativos?

Dizem que, neste momento, há 16.000 pessoas com investimentos em bitcoin cujo valor das cryptomoedas é superior a 5 milhões de dólares. Nunca antes na história da humanidade criou-se fortunas de maneira tão rápida.

Tudo isso visto nas bolsas e no mundo crypto afeta diretamente o mundo real. Veja abaixo como os preços dos imóveis vem subindo de forma expressiva nos EUA.

Curiosamente, a queda expressiva do custo do financiamento imobiliário, contribui para que a mensalidade de uma casa de 1 milhão de dólares seja hoje inferior a mensalidade de uma de 750k em 2002. O comprador, naturalmente, tem que colocar mais recursos de entrada. Mas, com as ações nas alturas, essa tarefa ficou mais fácil. 

Em suma, os americanos estão todos em um HOTEL CALIFORNIA dos juros baixíssimos. Como diz a música, você pode fazer o "check out" a qualquer momento, mas jamais conseguirá sair!

Dito isso, tal Hotel California é mais que agradável e, enquanto do dólar for reserva de valor global, o mundo continuará financiando esta festa!

O cético pergunta: QUE PAÍS É ESTE?

Eu respondo: O mais inovador. Aquele com o mercado de trabalho mais flexível. MAS, é também o único que incorre em um deficit comercial mensal de 70 bi de dólares sem que sua moeda seja desvalorizada.

Penso que a pergunta mais adequada seja: Até quando???

Marink Martins

www.myvol.com.br