Medindo o apetite do investidor

16/09/2021

Neste mundo digitalizado de hoje, avaliar o interesse por uma determinada atividade através de pesquisas via Google Trends é algo comum. Neste sentido, compartilho hoje duas imagens que nos ajudam a ver como o período pandêmico coincidiu com uma explosão no interesse pelo mercado acionário. No primeiro, imediatamente abaixo, observamos este fenômeno nos EUA:

Acima, temos a busca pelas palavras "Invest" e "Buy Stock" nos EUA. Observe como tal procura atingiu seu ápice em janeiro deste ano. Foi justamente no momento em que surgiram os "meme stocks" (Gamestop, AMC, e outros).

 
O que é mais preocupante, entretanto, é que tal "procura" está agora em tendência de baixa!

 
Agora vamos ao caso brasileiro. E aqui, eu contei com a ajuda do meu amigo Rodrigo Cortes, da Avera Trading, que preparou a versão brasileira do gráfico acima. Neste, ele incluiu também dados relacionados a fluxo de recursos oriundo das pessoas físicas. 

Acima, temos o gráfico da busca pela expressão "mercado de ações". Observe que outras expressões podem ser testadas e podem apresentar um resultado distinto. No caso acima, entretanto, observamos também um certo processo de normalização ocorrendo por aqui. A tendência não é tão clara como aquela vista nos EUA, mas nos mostra que a "festa" já não é mais a mesma vista nos meses anteriores.


Marink Martins

www.myvol.com.br