O VIX já não é mais o mesmo!

05/05/2022

Foi-se o tempo em que o VIX (medida de volatilidade implícita associada a contratos de opções de S&P 500) atuava como um indicador antecedente. O VIX de hoje é simplesmente mais um ativo negociável! Sendo assim, tal ativo perdeu seu caráter sintomático e foi transformado em algo patológico. Eu tento explicar em maiores detalhes a seguir.

O que eu busco transmitir aqui é aquele "já velho" argumento de que, nos dias de hoje, não só temos "o cão balançando o rabo", mas também, "o rabo balançando o cão". O mercado está mais tridimensional (direção, tempo e volatilidade) do que nunca.

Se antes havia uma dúvida se era a demanda por contratos de opções ou a demanda por ações que determinava a tendência de um determinado ativo, hoje devemos inserir neste quebra-cabeça a demanda por VOL associada a este ativo.

Entendo que tudo isso parece complicado, mas quem disse que o mercado é simples? Não demorou muito e Wall Street inundou o mercado com produtos derivativos que permitem que investidores do varejo comprem diretamente ativos (através de ETFs) que apostam em um aumento ou redução da VOL associada a um determinado ativo.

Com isso, muitas vezes a VOL implícita simplesmente não reflete, nem de perto, a VOL realizada.

Foi justamente isso que ocorreu nos EUA e no Brasil nesta quinta-feira. Enquanto o VOL do VIX oscilava por volta de 31%, e o VOL da opção (at-the-money) do BOVA11 se mantinha por volta de 25%, a VOL realizada do S&P 500 e do IBOV estava lá em cima; em níveis superiores a 60%!!!

Estamos em um mercado perigoso. Ontem ocorreu um evento raro: tivemos a renda fixa (representada pelo ETF TLT) e a renda variável (representada pelo S&P 500) despencando mais de 3%. Historicamente, estas classes de ativos apresentam correlação inversa. Eventos como desta quinta-feira ocorreram em outubro de 2008 e em março de 2020; em ambos os casos, o FED veio para o resgate. Desta vez, entretanto, o movimento está sendo orquestrado pelo próprio FED!!!

Sendo assim, concluo te lembrando algo que já mencionei aqui mais de uma vez: O FED PRECISA DE DESTRUIR DEMANDA PARA CONTER INFLAÇÃO!!! Dentre os gurus que disseram isso estão William Dudley (ex-presidente do FED de NY) e Zoltan Pozsar (ex-trader do FED de NY). Sugiro que você fique atento e não tente PEITAR o mercado!

Marink Martins

www.myvol.com.br