Pensamentos idiotas que nos colocam em movimento

01/10/2019

Em um passado distante fiquei empolgado por metade de um dia ao pensar que havia descoberto uma forma fácil de ganhar dinheiro. Era algo que confesso ficar meio envergonhado de revelar, mas tinha como premissa uma crença de que receberia a taxa nominal negociada em contratos futuros de DI.

Junto com tal crença veio uma injeção de ânimo que logo me fez estudar a respeito do assunto e rapidamente concluir que o meu raciocínio a respeito de todo o processo era falho.

Ontem, ao ouvir um dos meus podcasts favoritos, vi que um outro ouvinte fez uma pergunta a respeito do VIX reminiscente da experiência descrita acima.

Disse o ouvinte: (aqui em tradução livre)

Antes de entrar no assunto, entenda que o VIX é um indicador publicado pela CBOE que mede a volatilidade implícita nos contratos de opções associados ao índice S&P 500. O VIX se tornou popular na mídia financeira como uma medida de medo. Quanto mais alto for o VIX, maior é a expectativa de oscilações futuras no principal índice de ações dos EUA.

"Recentemente me familiarizei com o VIX e vi que este sempre reverte à média. Sendo assim, penso que um bom "trade" seria comprar o VIX quando este está por volta ou abaixo de 14%. Uma vez comprado, seria somente uma questão de paciência, mantendo-o em carteira por um tempo aguardando tensões que sempre surgem nos mercados. Diante de novas tensões, com o VIX já em patamares mais elevados - próximo a 20% -- eu o venderia. Isso parece fácil demais para ser verdade! O que é que eu não estou enxergando?"

Bem, primeiramente deixa eu dizer que eu só coloquei a expressão "pensamentos idiotas" no título para chamar a atenção do leitor. Na verdade, a pergunta do ouvinte foi sensacional e certamente representa a dúvida de muitos participantes no mercado.

Saiba que o VIX é um indicador e não um ativo. Você pode comprar contratos futuros do VIX ou mesmo opções com um simples clique no mouse através de um ETF ou um ETN. Não quero aqui desviar do assunto e entrar na definição de ETF/ETN, mas pense que este representa um produto na prateleira de um supermercado financeiro que dá ao comprador deste o benefício de desfrutar do movimento de valorização ou desvalorização dos ativos nele contido.

No caso de um ETN atrelado ao VIX, você pode ter sim o benefício de uma eventual alta deste indicador. Entretanto, observe que dentro deste ETN há uma estrutura com derivativos cujos preços se depreciam com a passagem do tempo.

Sendo assim, embora o VIX possa se manter estável por um longo período, o custo de carregamento de tal posição cresce a cada dia. E é justamente por isso que você poderá comprar contratos futuros de VIX a 14%, vender um mês depois a níveis de 19%, e mesmo assim PERDER DINHEIRO!!! CAPICHE???

Marink Martins