Rivalidades históricas

05/04/2020

Durante os anos 90 - época em que residi nos EUA - eu e minha namorada costumávamos ir ao Pizza Hut aos domingos. Nós adorávamos a pizza vegetariana da casa. Em nossa opinião ela superava em larga margem a concorrência que na época era representada pela Domino´s e, pela recém lançada na época, Papa John´s Pizza.

Residíamos em Jacksonville, no norte da Flórida, que embora contasse com algumas opções de respeito, como o restaurante The Loop, não dispunha da diversidade e tradição do que era oferecido em cidades como Nova York, onde pizza é tratado como algo muito sério (Dizem que SP não fica atrás!)

De qualquer forma, a ocasião era ótima para discutir tendências. Uma que sempre surgia dizia respeito a rede de restaurantes Outback. Questionávamos se tal rede faria sucesso no Brasil dado que as churrascarias brasileiras representavam uma forte concorrência. 

Bem, passado um quarto de um século, julgo interessante observar gráficos comparando o preço das ações de empresas que se destacavam naquela ocasião.

Começando aqui pela própria rivalidade entre a Domino´s e a Pizza Hut. A primeira sempre esteve focada em "delivery" e isso se provou uma estratégia super vencedora. A "Domino´s" é hoje uma das mais eficientes empresas de logística do mundo. A pizza não fica atrás. Eu gosto de margaritta de massa tradicional. A Luciana gostava de massa fina... aí já viu, era sempre uma briga. 

Como podemos ver, as ações da Domino´s (linha azul) ganharam em larga margem das ações da empresa YUM Brands, proprietária da Pizza Hut, KFC, Taco Bell e outras. 

A Domino´s é tão eficiente que deixaram até os nerds do vale do silício para trás. Observe o comportamento das ações da empresa em comparação com o das ações da dona da Google. 

Uma outra briga que surge quando você se está no Pizza Hut diz respeito a Pepsi vs. Coca-Cola. Como a Pizza Hut pertencia a Pepsi, o cliente era forçado a mandar o famoso "pode ser" quando avisado da não existência de coca-cola no recinto.

Mas, quando o assunto é a performance das ações da Pepsi versus da Coca-Cola, a primeira apresenta um gosto bem melhor. A razão está associada a diversificação produzida pela Pepsi que a transformou em uma empresa de alimentos no segmento "fun food". Segue o gráfico:

Outros temas de discussão da época dizia respeito do uso do sistema operacional Windows da Microsoft versus o sistema operacional presente no Macintosh da Apple. Nós eramos fãs do Mac. Eu, mais pão-duro, cheguei a comprar um Packard Bell, mas logo que cheguei em casa fui ordenado a voltar na CompUSA e trocar o barulhento computador por um Mac de 250 MB de disco rígido. (isso mesmo, 250 mega. A CompUSA, assim como lojas como Circuit City e Soud Advice... não existem mais!)

No gráfico abaixo, comparo a Microsoft com a Apple tomando como ponto de partida a data da morte de Steve Jobs. Aproveito também para comparar o comportamento das ações da Intel versus AMD e Oracle versus SAP. 

Como podemos ver, a AMD se destacou no período. Chama atenção o fato  de que a Oracle e a SAP tiveram uma performance bem inferior as empresas com marcas mais conhecidas como Microsoft e Apple. Bem, não devemos esquecer que o período em questão foi um marcado pelo fenômeno "the winner takes all" (o vencedor leva tudo!).

E na hora de pagar? Eu costumava pagar com o pouco dinheiro que tinha que ficava depositado em um banco que mais tarde fora adquirido pelo JP Morgan. Contudo, a rivalidade entre Visa, Mastercard e Amex já era grande. Como podemos ver no gráfico abaixo, as duas primeiras cresceram muito nos últimos anos devido a digitalização do dinheiro. A Amex, por outro lado, sofre com seus programas de fidelidade.

Finalizo este comentário te chamando atenção ao fato de que muitas vezes o que achamos de uma determinada empresa vai em sentido oposto ao comportamento das ações da mesma na bolsa de valores. Isso ocorre pois a performance de uma ação depende muito, não só da performance operacional da empresa, mas também da precificação da ação no momento inicial da análise. 

Sendo assim, te convido a refletir sobre a tabela abaixo. Pense na seguinte frase de Louis-Vincent Gave: as estrelas de uma década tendem a decepcionar na década subsequente. 


Marink Martins

www.myvol.com.br