S&P 500: analistas vs mercado

21/10/2021

No que diz respeito a recuperação vista no índice S&P 500, um tema que venho explorando em demasia por aqui é a divergência entre as estimativas feitas por analistas e o comportamentos dos agentes de mercado.

Ainda estamos no início do ciclo de divulgação de resultados associados ao 3T21 nos EUA. Até o momento, entretanto, temos uma vitória parcial dos agentes de mercado em relação as estimativas de analistas divulgadas pela empresa FactSet. Aqui, vale lembrar que os analistas preveem que o resultado consolidado das 500 empresas que compõem o índice S&P 500 fique por volta de 49 dólares/ação -- um valor inferior ao quase 53 dólares/ação registrado no segundo trimestre deste ano.

Ontem o índice S&P 500 fechou registrando um múltiplo projetado de 20,6x em relação ao lucro projetado para 2022, que está em 220 dólares/ação. Há quem diga que este múltiplo está simplesmente elevado demais para um período em que as taxas de juros estão em ascendência. Sendo assim, paira a seguinte dúvida: será que os analistas estão conservadores demais em suas estimativas para 2022?

Tal questionamento nos mostra quão importante serão as próximas semanas na definição deste embate entre analistas vs mercado. Em um mundo onde a relação P/L tende a convergir para valores mais próximos a 18x, os otimistas torcem para que o L (lucro) do 3T21 continue a ser surpreendente.

Marink Martins

www.myvol.com.br