S&P 500: possível "puxadinha" à frente!

24/06/2022

Quero aqui -- nesta sexta-feira -- dar um basta no pessimismo! Ele nos protegeu demais até este momento! No entanto, tudo tem limites. Acredito que finalmente é chegada a hora de ficar com uma posição mais comprada tanto em ativos brasileiros como em ativos americanos. FAVOR NÃO ENTENDER ESTE COMENTÁRIO COMO UMA RECOMENDAÇÃO DE QUE VOCÊ DEVA IR COM TUDO E ALAVANCAR!!! Saiba que o "eixo do mal" adora "comer o lanche" dos alavancados...

Feito o aviso, a minha argumentação está associada a dois pontos discutidos nos textos publicados nesta semana:

1. Há a percepção de que estamos transitando de uma crise de liquidez para uma com características de recessão! Texto "Uma transição relevante", publicado no dia 21/6.

Observe que as taxas de juros nos EUA recuaram de forma significativa nesta semana. Em particular a divulgação de índices PMIs relativamente fracos ontem sugeriu que o cenário recessivo delineado tanto por Bill Dudley (ex-FED de NY) e por economistas da Gavekal parece estar ganhando tração.

2. Há a percepção de um "vácuo" no noticiário corporativo nos EUA entre hoje e o início do processo de divulgação de resultados do 2T22 (em 3 semanas).

Tal "vácuo" combinado com uma redução nas expectativas de alta nos contratos futuros de "FED FUNDS" contribuem para uma maior probabilidade de "pump & dump" (puxadinha) nas próximas semanas. O pessimismo vem se mantendo elevado e acredito que os "market makers" querem "jogar" os mercados para uma zona mais próxima da neutralidade de gamma. Dito de forma mais simples, eles tentarão levar o mercado para uma conjuntura em que as oscilações tendem a diminuir, permitindo que eles passem a ganhar dinheiro com a passagem do tempo, ao invés da trabalhosa forma de gerar diariamente elevadas amplitudes de preços.

Conforme mencionei por aqui, o Anatole Kaletsky, da Gavekal, acredita que os mercados tendem a pesar a partir do momento em que os índices econômicos passem a apontar maiores pressões por aumentos de salários. Isso poderá ficar evidente na divulgação do "Employment Cost Index (ECI)", no dia 29/julho.

Para finalizar, saiba que as argumentações otimistas e pessimistas que aqui publico tem como horizonte de tempo de investimento o período referente aos próximos três meses. Além disso, como diz um famoso programa de rádio: em 20 minutos, tudo pode mudar!

Marink Martins

www.myvol.com.br