Principais temas para a semana

20/08/2018

Após a última quarta-feira, momento em que os mercados ficaram um pouco mais arredios devido ao receio de um contágio global oriundo da crise turca, os mercados se recuperaram em meio a um forte movimento de rotação setorial na bolsa americana.

Por lá, o que se observou foi uma mudança de alocação onde investidores venderam ações de empresas de tecnologia e compraram ações de setores mais defensivos como as do setor elétrico, do imobiliário e as do de saúde.

Note que tudo isso ocorreu em meio a uma compressão em dois indicadores importantes para qualquer investidor que se preocupa com as oscilações de curto prazo:

  • O VIX "spot" - medida associada a volatilidade do índice S&P 500, após ter subido para níveis superior a 14% no início da semana, recuou para patamares próximos a 12,5%, indicando que o mercado não está tão preocupado quanto muitos comentaristas indicam.
  • CBOE Correlation Index - medida associada a correlação entre as principais ações dos EUA. Tal correlação caiu de 40% para níveis inferiores a 38%, em mais um sinal de tranquilidade para os mercados.

Apesar da calmaria detectada pelos indicadores mencionados acima, os principais temas que domina as discussões na mídia financeira são os seguintes:

  • Possível retorno da inflação e eventual inversão da curva de juros norte-americana
  • Questões relacionadas a Elon Musk e a TESLA
  • Guerra comercial sino americana
  • Simpósio do FED em Jackson Hole, Wyoming

E para explicar em mais detalhes tais questões, preparei o seguinte vídeo:

Marink Martins