Superando o nosso "Liz Truss Moment"
25/10/2024
Nesta semana gravei um vídeo sobre este título (para ver, clique aqui). Os rendimentos de longo prazo dispararam de 11,5% para quase 13%. No entanto, há razões para acreditar que as coisas vão melhorar a partir de agora:
- Em parte, o REAL sofreu no último mês devido à surpreendente escalada de Trump nas pesquisas e bolsas de apostas. Com isso, o DXY subiu provocando uma forte desvalorização no Peso Mexicano que contribuiu negativamente para um real mais fraco.
- O aumento nas taxas foi tão dramático que muitos "players" foram pressionados ("short squeeze"). Como você sabe, esses "squeezes" tendem a ser exponenciais e depois se revertem.
- A reunião do G20 em novembro trará Xi Jinping ao Brasil e, provavelmente, anúncios de investimentos em infraestrutura no país.
- Fiscal: o governo vai anunciar cortes no orçamento, algo que o mercado vem pedindo há tempos.
- Resultados Corporativos: eles estão sendo divulgados e provavelmente surpreenderão positivamente, dado que a economia está crescendo a uma taxa nominal de +8% do PIB.
Acima, comentários publicados no Bom Dia Mercado apontando para os exageros cometidos pelo mercado e pelo comprometimento do governo com cortes de gastos e investimentos.
Finalmente, acredito que o Ibovespa passará por um período de correlação inversa em relação ao S&P 500. Isso aconteceu no mês seguinte ao susto de 5 de agosto. Acredito que isso se repetirá e se transformará em um rally de Natal.
Marink Martins