Um mercado Tiffany-Twisted!
No texto a seguir, eu abuso do uso da língua inglesa. Mas, espero que você não me entenda mal. Afinal, hoje é sexta-feira, e o texto abaixo é somente a minha reflexão do mercado sob forte influência da música Hotel California. Espero que você goste.

Em um mercado onde os agentes "brincam" com "house money", há quem diga que as FANGS representam hoje uma espécie de porto seguro. Em um mundo ocidental, dominado por taxas de juros reais negativas, os agentes -- cientes de que não há nada mais sobrevalorizado do que um "long bond" americano (títulos de 30 anos) -- preferem se resguardar através da percepção de antifragilidade associada a Apple e suas irmãs da elite do trilhão de dólares em market cap.
Curiosamente, Scott Galloway, especialista em "branding" e autor do livro clássico de 2017 -- THE FOUR -- The hidden DNA of Amazon, Apple, Facebook and Google -- previu tudo isso! Galloway dedica boa parte de seu livro para convencer o leitor a respeito da eficácia da decisão da Apple em construir suas lojas físicas como se fossem um TEMPLO em homenagem à sofisticação. E é impressionante como esta estratégia deu certo!
Não é à toa que entre os maiores bilionários do mundo está Bernard Arnaud, dono da LVMH que, recentemente, comprou a Tiffany & Co, um símbolo do Zeitgeist dominante.
Há quem diga que tudo isso é culpa do FED. Observa-se que o crescimento no volume de ativos do FED parece estar fortemente relacionado à recente valorização do índice S&P 500. Mas tudo isso, ao meu ver, isenta o especulador da responsabilidade de ser diligente.
Em 2002, meses após o colapso das ações do Nasdaq, Scott McNeally -- fundador da empresa Sun Microsystem -- não teve compaixão alguma diante das lamentações dos investidores que perderam tudo no crash. Disse ele, na hoje famosa entrevista concedida a revista Business Week: "What were you thinking???
"McNeally se referia à complacência dos investidores que, de forma indiscriminada, compravam ações de empresas cujo valor de mercado superava o absurdo patamar de 10x a receita anual da empresa. Fico aqui pensando o que diria hoje McNeally ao ver o ETF Ark Innovation comandado pela -- queridinha do dia -- Cathy Wood?
O fato é que o mercado vicia! O mercado com toda a sua complexidade e atributos que muitas vezes parecem pertencer a física quântica, é uma espécie de Hotel California para aquele seduzido pelo sonho de mandar um "take this job e shove it" para o seu patrão!
E, como diz a última estrofe da música Hotel California, não adianta tentar voltar atrás. O mercado te dirá o seguinte:- Somos programados para receber! Você poderá fazer um "check out" a qualquer momento... but you can never leave!
Marink