"VOL Management"
Se antes a volatilidade implícita era um reflexo das tensões nos mercados, há tempos passou a ser um ativo "negociável". Hoje testemunhamos o VIX (VOL Implícita do S&P 500 para 30 dias) disparando para 60%, sem que a VOL Realizada (aquela observável) se aproximasse deste patamar.
Esta situação onde o "rabo balança o cão" gera perplexidade em boa parte dos agentes. Afinal, muitos investidores mantêm em mente a conta de conversão de VOL de forma a saber que um VOL de 32% ao ano, representa uma expectativa de oscilação diária de 2%. Já um VOL de 60%, representa uma expectativa de oscilação diária de 3.8%.
No entanto, não é isso que observamos no dia a dia dos mercados. Vivemos em um mundo de "VOL MANAGEMENT", sendo que os "managers" são os Goldmans, Citadels, JP Morgans da vida. Eles controlam os algoritmos que definem a VOL e a Correlação Setorial presentes nos mercados.
Assim, um mercado que vem registrando oscilações bruscas, de forma repentina passa a se comportar de uma forma bem diferente. Utilizando um linguajar antigo -- da época dos velhos pregões -- estes gigantes ora entram "financiando" (comprando o ativo subjacente e vendendo opções), ora entram "revertendo" (vendendo o ativo subjacente, comprando opções). Em inglês esta dualidade atende pelo nome de "long gamma" -- quando os "market makers" estão "financiando" -- e "short gamma" (o oposto).
O problema para os "day traders" de plantão é que, em um mercado aparentemente repleto de dados, parece faltar algo que funcione como um termômetro, pois todos os disponíveis, de uma forma de outra, se tornaram ativos negociáveis; consequentemente, ativos manipuláveis.
Nesta segunda-feira, os otimistas saíram vitoriosos. Há quem diga que quando o VIX sobe acima de 30% -- como foi o caso nesta segunda-feira -- o mercado tende a passar alguns dias oscilando bastante até uma eventual estabilização.
Enquanto isso, os ativos brasileiros mostraram uma excelente performance relativa. Conforme venho afirmando, trata-se de uma tendência que tende a perdurar. Além disso, as ações do Bradesco finalmente mostraram sinal de vida após a divulgação de seu resultado trimestral.
Finalizo este texto com uma confissão que pode ser pertinente nos dias de hoje:
Sabe aquela Crise Asiática do fim dos anos 90? Ainda que eu tenha a presenciado de perto -- sendo "trader" de Telebrás na mesa do Bozano, Simonsen -- só fui entendê-la em maiores detalhes 20 anos depois, através das análises da Gavekal. E olha que sempre fui um nerd estudioso dos mercados.
Faço esta revelação, pois estamos continuamente buscando dar sentido a tudo isso que vem acontecendo. Na segunda o Nikkei caiu 12%, hoje subiu 10%. O VIX chegou a bater 67%. Há quem culpe o desmonte de operações de "carry trades". Outros dizem que é o estouro da bolha associada a "AI". Tem também aquele que culpa o velho de Omaha por vender parte de suas ações da Apple. Em suma, pode ser isso, aquilo, tudo junto, ou qualquer outra coisa.
Em janeiro de 2008 o S&P 500 parecia ter ficado "louco" por alguns dias. Ninguém entendia nada do que estava ocorrendo, nem mesmo os gurus da CNBC. Dias depois foi revelado que Jerome Kerviel -- membro do "back office" do banco francês Société Générale -- atuou de forma não autorizada em nome do banco, montando uma enorme posição de contratos futuros do S&P 500. Uma vez revelada a posição e o prejuízo, tal operação foi liquidada e resultou em uma venda forçada da instituição para seu principal concorrente. O evento "Kerviel" quebrou muita gente!
No que diz respeito à informação, os mercados funcionam em um sistema de castas. Assuma que você esteja na casta mais baixa -- aquela dos desinformados. Isso poderá te deixar mais humilde e te proteger da "desmedida".
Só uma coisa importa: que você se mantenha vivo para enfrentar as inúmeras batalhas que estão por vir. O mercado de ações e derivativos é fascinante. Em sua existência pode-se dizer que 5% do tempo é criação de riqueza, enquanto 95% do tempo consiste de transferência de riqueza de um bolso para o outro. Sendo assim, proceda com calma. Valorize conquistas prévias. Se proteja. Afinal, um VIX acima de 35% é um evento raro e perigoso.
Marink Martins