Janela de "outperformance"

29/04/2024

No texto que publicamos na última sexta-feira, busquei te chamar atenção a respeito da possibilidade de entrarmos em um período de "outperformance" do Ibov em relação ao S&P 500. Afirmei isso, com base na seguinte premissa:

"Os investidores americanos querem mesmo é crescimento do PIB -- o que manteria a taxa do FED Funds elevada ("higher for longer"). Já os investidores de ações no Brasil querem mesmo é reduções na taxa de juros." Observe que os objetivos são distintos e apontam para reações divergentes, dependendo da direção dos indicadores econômicos nos EUA.

Na sexta-feira, apresentei também um importante gráfico que merece demais a sua atenção. Refiro-me ao comportamento do IBOV em janelas de 50 e 100 dias ("rolling returns"). Observe o caráter cíclico deste gráfico e veja como estamos neste momento em um potencial ponto de virada.

O gráfico acima foi preparado por Rodrigo Côrtes, da Avera Trading. 

Finalizo reiterando algumas informações que não canso de enfatizar ao longo dos últimos 6 meses (da série "nunca antes na história deste país"):

1. A VOL dos contratos de opções do BOVA11 (IBOV) está mais baixa do que a VOL dos contratos do SPY (S&P 500).

2. O déficit (primário e nominal) do Brasil está mais baixo do que o dos EUA.

3. A inflação brasileira está no mesmo patamar da inflação dos EUA.

Em meio a tudo isso, a divergência da relação Preço/(Lucro projetado) entre o S&P 500 e o IBOV deve ser a maior desde o início dos anos 90 -- época que antecedeu a entrada dos investidores estrangeiros via Anexo IV.

Começamos o ano desconfiando de tudo que vinha da China. Nas últimas semanas, as ações chinesas e de Hong Kong registraram ótimas performances. Abaixo, observe o salto no fluxo de investimentos destinados a compra de ações listadas na China continental.

Marink Martins

www.myvol.com.br