A falácia da reversão à média fantasiosa

22/02/2018

É só o Ibovespa subir e eles voltam. Retornam argumentando que o gráfico do Ibovespa dolarizado sinaliza um ENORME espaço de apreciação para o principal indicador da bolsa brasileira.

Aqui na MyCAP busco fazer um trabalho educacional sério e por isso quero muito que você não caia neste tipo de cilada.

O Ibovespa é composto por empresas brasileiras com receitas predominantemente denominadas em reais. Esta tese de que o investidor estrangeiro, ao fazer contas em dólares, olhará para a bolsa brasileira e verá enorme defasagem é uma "conversa para boi dormir" que já ouço há vinte anos. Isso é uma tolice! Qualquer um que já conviveu nos mercados internacionais sabe que o investidor estrangeiro tem o risco cambial em mente.

Não quero aqui provocar conflito algum com grafistas. Gosto, faço uso de diversas ferramentas, porém, volta e meia, vejo pessoas traçando gráficos que desrespeitam mudanças nas carteiras do Ibovespa, variações cambiais, etc. Tudo isso é um tremendo "data fitting" com objetivos de sustentar um argumento para sei lá o que!

Por isso, atenha-se ao gráfico do Ibovespa em reais. Desconfie de qualquer gráfico longo demais pois ele irá comparar "laranja" com "maça". Nos últimos anos tivemos mudanças significativas na composição e na metodologia de cálculo do Ibovespa. Você se lembra de OGX?

Da mesma forma, a análise fundamentalista também tem das suas. Esta semana mesmo gravei um vídeo ilustrando como o processo de recompra de ações nos EUA vem inflando as relações de P/L. Há manipulação de todos os lados e o investidor deve ser muito criterioso em sua análise. Abaixo, segue o vídeo na qual falo sobre as vulnerabilidades associadas a tal processo de recompra de ações.

Marink Martins

www.myvol.com.br