Cerize/Bredda/Miranda

03/05/2019

Hoje escrevo de SP pois vim a cidade para a comemoração do aniversário de dois anos da Inversa Publicações. Aproveito a ocasião para compartilhar com o assinante alguns comentários feitos pelos participantes do painel principal do evento.

O painel contou com a participação de Pedro Cerize, gestor da Skopos, Henrique Bredda, gestor do Alaska, e Felipe Miranda, CEO da Empiricus Research.


Seguem alguns pontos que me chamaram atenção:

Os 3 gestores estão otimistas com o real. Um deles disse que, ao conversar com representantes de diversas empresas, constatou que a equiparação das margens de lucros entre vender no mercado doméstico, e exportar, ocorre com um câmbio entre 3,20 e 3,50. Assim, o atual nível do cambio parece um tanto exagerado em favor da moeda americana.


Quanto a bolsa, de uma forma geral, houve divergências. Cerize está bem mais pessimista que Miranda. Já Bredda, bem mais seletivo.
E falando em seleção setorial, Bredda disse não ser ainda possível tal classificação por aqui. Disse que há bastante diferença entre empresas em um próprio setor.


Falando sobre seu êxito ao investir em ações da empresa Magazine Luiza, disse que difícil não foi detectá-la, mas sim segurá-la por bastante tempo.
Cerize reiterou sua visão que, entre os 300 mil novos investidores na bolsa, parece haver um maior receio de perder a alta do que um receio de perder dinheiro. Ele está pessimista no curto prazo.
Já Miranda apresentou um contra ponto e advogou pela diversificação como um caminho para surfar uma onda de transformações que está por vir na economia brasileira.


Falando sobre o mercado externo, Miranda revelou que em recente visita a Universidade de Columbia em Nova York constatou que um dos maiores gurus da análise estava vendido a descoberto em ações da Amazon. Para ele, um sinal de quão descolado este mercado está do mundo do value investing.

De volta a economia local, Cerize enfatizou que as vendas de papeis ondulados (um indicador relevante para medir o ritmo da economia) caiu na comparação com o ano anterior.


Ao voltar ao Rio vou explorar mais alguns destes temas. 


Uma boa dica para o fim de semana: leia o livro Clash of Empires, escrito por Louis Vincent Gave e Charles Gave, e traduzido por mim. Tenha acesso ao livro, de forma gratuita, através do www.myvol.com.br


Um bom fim de semana,
Marink Martins

www.myvol.com.br