Começo a semana um pouco mais preocupado!

24/09/2018

Rudy Giulianni, hoje advogado de Trump, fez um discurso no sábado um tanto assustador no que diz respeito a um possível movimento dos EUA para derrubar o governo iraniano. Confira o discurso no comentário abaixo.

Não quero de forma alguma assustar os assinantes MyVOL com as minhas preocupações. De qualquer forma, sinto a necessidade de compartilhar alguns acontecimentos que poderão impactar os mercados ao longo desta semana. São eles:

  • O Banco Goldman Sachs, em relatório divulgado neste fim de semana, diz que é possível que o governo Trump tarife 100% das importações de produtos chineses. Este seria um cenário alinhado com o discurso de Arthur Kroeber, chefe de pesquisa da Gavekal, que vem clamando para que todos se preparem para uma guerra comercial longa, uma guerra de exaustão ("war of attrition").
  • Os chineses cancelaram as visitas aos EUA cujo objetivo era buscar uma reconciliação.
  • Rudolf Giuliani, famoso político republicano, ex-prefeito de Nova York, e que hoje é advogado de Donald Trump fez um discurso no sábado em um evento chamado "Iran Uprising Summit" afirmando ser uma questão de tempo para que o governo americano derrube o governo iraniano. 

Speaking at an MEK-linked event called the "Iran Uprising Summit" in New York City on Saturday, Trump lawyer Rudy Giuliani told an audience that the Iranian government is "going to be overthrown" as soon as revolutionary "conditions" are ripe.

"I don't know when we're going to overthrow them. It could be in a few days, months, a couple of years, but it's going to happen. They're going to be overthrown, the people of Iran have obviously had enough," said Giuliani at the event hosted by the Organization of Iranian-American Communities at a Times Square hotel.

"The sanctions are working. The currency is going to nothing ... These are the conditions that lead to successful revolution, and, God willing, non-violent revolution," he said.

  • Embora o departamento de defesa americano, buscando apaziguar a situação, tenha dito que o advogado de Trump (Giuliani) não fala pelo governo, tal comunicado reflete as intenções de Trump. Afinal, é pouco provável que Giuliani iria dizer algo neste sentido que fosse em direção oposta ao pensamento de seu patrão.
  • Que os EUA querem derrubar o governo iraniano não é nenhuma novidade! Entretanto, se levarmos em consideração a recente aproximação dos governos russos e chineses com o Irã, temos uma receita para um impasse que poderá ser disruptivo aos mercados.

Dito isso, observe que neste momento em que escrevo (domingo, 23:20), o futuro do S&P 500 está caindo levemente (9 pontos). Além disso, nesta segunda-feira os mercados do Japão, da Coreia do Sul e da China estarão fechados. 

Sendo assim, considere este comentário mais como um alerta para que você reveja os seus investimentos, a sua exposição. Não embarque no oba-oba de gestores que alegam que tudo está muito barato. Caso haja um movimento de aversão de risco global, é pouco provável que o Brasil irá navegar contra a maré. 

Da mesma forma, não quero aqui gerar pânico algum. Permaneço posicionado nas duas frentes de investimentos que coordeno junto a Inversa Publicações: o Clube dos 5 e o Global Pass. O importante é ficar um pouco mais alerta, pois vivemos em um mundo dominado por investimentos passivos (ETFs) que, por definição, são suscetíveis a uma mudança repentina do humor global.

Uma boa semana a todos,

Marink Martins


www.myvol.com.br