Compreendendo o DELTA de uma opção

12/09/2018

Antes de explicar o significado do DELTA de um contrato de opção de compra (em inglês, um "CALL"), faço aqui uma distinção entre operações direcionais e não-direcionais.

As direcionais buscam, através de diversos métodos, prever a direção do ativo objeto e apostar em uma determinada direção do mercado. Já as não-direcionais, funcionam de forma mais reativa. Nestas ajustamos a quantidade de ações e opções de acordo com as condições presentes no mercado, sem tentar adivinhar a sua direção.

Dedico praticamente toda a minha carreira a operações não-direcionais, buscando obter rendimentos que sejam independentes das oscilações do ativo em questão. Atualmente trabalho com opções de Petrobras e de Vale.

Para se colocar tal estratégia não-direcional em prática é necessário uma compreensão do que venha a ser o DELTA de uma opção. Afinal, uma das características desta operação é buscar a neutralidade de seu DELTA consolidado.

O DELTA é um conceito matemático associado a fórmula utilizada para se precificar opções (o modelo Black & Scholes). Seu valor oscila entre 0 e 1, e sua interpretação mais básica refere-se a probabilidade de que um determinado contrato de opção será exercido na data de seu vencimento. Sendo assim, um contrato de opção com um DELTA de 0,2, tem 20% de chance de ser exercido na data de seu vencimento.

Tal DELTA, entretanto, está sempre oscilando ao sabor da tridimensionalidade que afeta o mercado de opções. Estou falando aqui dos efeitos da passagem do tempo, da direção do preço da ação em questão, e da volatilidade desta ação.

Observe que o delta da ação considerada, seja ela Petrobras ou Vale, é sempre 1, ou 100%. Assim, para estabelecermos uma operação que combina ações e opções de forma que esta esteja DELTA NEUTRA é necessário fazermos uma conta.

Assuma que a Petrobras esteja sendo negociada a R$19,00 e que haja um contrato cujo preço de exercício seja de R$21,00, com vencimento em dezembro. Ao imputarmos os dados na calculadora do modelo Black & Scholes, assuma que o delta seja de 0,40. Quantas opções devo vender caso eu queira estabelecer uma posição DELTA NEUTRA com 1.000 ações de Petrobras?

A conta é simples. Basta dividir sua quantidade de 1.000 por 0,40. Assim, ao vender 2.500 contratos de opções, o investidor estará com uma posição estruturada que é DELTA NEUTRA.

Mas, por que devo fazer isso? O investidor faz este tipo de operação buscando ganhar dinheiro com a passagem do tempo e eventual perda de prêmio das opções.

Observe que a forma como trabalho com este tipo de operação é dentro de um conceito de ajuste dinâmico de delta; isto é, estou constantemente ajustando a operação de forma a buscar sua neutralidade.

Por hoje, o objetivo é fazer com que você entenda do que se trata o DELTA de um opção.

Marink Martins


www.myvol.com.br