Cuidado com o "data fitting"

17/03/2021

Não é de hoje que nos esforçamos para cativar o leitor. Neste sentido nada como um gráfico sensacionalista como este abaixo:

O que temos acima é o comportamento do índice Nasdaq (aqui não sei se é o Nasdaq Composite ou o Nasdaq 100) a partir do 1/7/1998 (linha azul) comparado diretamente com o comportamento do mesmo índice a partir do dia 1/1/2020 (linha branca).

Como podemos observar, as linhas se encaixam quase que perfeitamente sugerindo que o caminho a ser percorrido pela linha branca é um que deverá refletir uma alta exponencial nos moldes do ocorrido naquele evento que ficou denominado como "bolha do dotcom, ou bolha do Nasdaq".

Veja que a queda ocorrida no período de agosto a outubro de 1998 está sendo diretamente comparada com a queda vista durante a pandemia. Naquela época o mundo, e consequentemente o Nasdaq, foram abalados pela desvalorização russa e a quebra do fundo LTCM.

Curiosamente, o FED veio para o resgate do fundo articulando de forma indireta, formando um "pool" de bancos que ficariam com a "impensável" quantia de 100 bilhões de dólares em títulos do LTCM. Em pensar que hoje o FED adquire, a cada mês, 20% a mais desta quantidade em títulos do tesouro dos EUA.

Era uma época de enorme euforia nos EUA. O governo de Clinton/Rubin/Summers enfrentava enorme oposição no congresso e, por isso, operava com restrições orçamentárias bem distintas desta observada nos últimos anos nos EUA. Mesmo assim, o mercado de ações estava em ebulição. De fato, os meses subsequentes à crise do LTCM foram de enorme euforia com diversos IPOs, culminando na fatídica fusão entre as empresas AOL e Time Warner.

Ao comparar aquela época com o que está em curso nos dias de hoje, há algumas semelhanças e diversas diferenças. Dentre as diferenças o fato da liderança do Nasdaq de hoje ser mais sólida, composta por empresas extremamente rentáveis. Dentre as semelhanças, empresas associadas a computação em nuvem como SNOW, Cloudstrike e outras tem precificação não muito distante de aberrações vista na época da bolha do dotcom.


Por tudo isso, creio que um gráfico como este acima é fascinante, interessante, mas, ao mesmo tempo, deve ser tratado com um enorme cuidado. Este é um típico caso que pode ser representado pela imagem: WYS ≠ WYG (WHAT YOU SEE is not WHAT YOU GET) ( O que se vê nem sempre é o que parece).


Marink

www.myvol.com.br