Dia de euforia e de fechamento de VOL

06/07/2020

Hoje tem tudo para ser um dia de alta por aqui. As bolsas globais se valorizam e nosso ministro da economia, Paulo Guedes, em entrevista concedida a CNN, prometeu reformas e privatizações em 90 dias.

Neste momento em que escrevo, o futuro do IBOV já sobe 1,65%!

Faltando 10 dias para o vencimento de opções por aqui, existe uma elevada probabilidade de que o dia também seja marcado por uma expressiva contração na volatilidade implícita associada aos contratos de opções de Petrobras PN. É possível que estes passem a registrar níveis inferiores a 40%.

Esta queda estaria alinhada com o que vem sendo observado através do VIX (medida de expectativa de volatilidade associada ao índice S&P 500), que já se aproxima de 25%.

Aqui no Brasil não vemos a volatilidade implícita inferior a 40% desde que a pandemia foi decretada em março.

É importante entender que, em dias de contração na volatilidade implícita, observamos uma demanda maior por ações do que por opções.

Também relacionado a este tema é o fato de que, quando analisamos os dados publicados pela B3 associados aos contratos de opções de compra em aberto, observamos que, tanto na PETR4 como na ITUB4, as opções imediatamente fora do dinheiro (delta de 40%), apresentam uma elevada quantidade de titulares versus a quantidade de lançadores. Esse dado - um pouco mais técnico - nos diz que há um maior número de investidores posicionados para alta do que o contrário. Sendo assim, as chances de uma corrida desenfreada, turbinada por vendidos em opções, tendem a ser menores.

Em suma, o dia se apresenta como um dia positivo. O cenário global permanece repleto de nuvens negras. Os preços das ações parecem, a cada dia, mais descolados dos lucros que devem ser divulgados nos próximos meses. Dito isso, deve-se ter em mente que mercado é força, mercado é fluxo, e muitas vezes, aparentemente insano.

Marink Martins 

www.myvol.com.br