Duas razões para não apostar contra as cryptomoedas!

25/02/2018

1. O sistema monetário atual caminha para implosão!

O dólar americano se tornou uma moeda fiduciária em 15 de agosto de 1971, data quando os EUA, de forma unilateral, decidiu acabar com a conversibilidade do dólar em ouro, detonando de vez com o Acordo de Bretton Woods. De lá para cá se passaram 46 anos, um tempo que, para qualquer historiador, é um tempo simplesmente curto demais. A liberdade gerada pela livre impressão de moedas, capaz de estimular demanda, foi utilizada em demasia desde os anos 80, culminando na insanidade vista nos últimos anos. Chegamos a um ponto onde a alavancagem das principais nações que comandam o mundo desenvolvido se tornou proibitiva. 

O que muitos não notam é que grande parte do aumento de demanda visto nos últimos 50 anos foi fruto de uma enorme expansão populacional. Expansão essa que se foi, não voltará e deixará muitas saudades. Com isso temos atualmente um mundo onde há uma enorme capacidade ociosa. E como fazer para continuar estimulando a demanda? Gerar mais endividamento? 

De forma simplória, vejo duas alternativas:

  • Manutenção do status quo: Isto é, os governos continuam se endividando na esperança de que com um eventual crescimento econômico tais nações poderão se desalavancar.
  • Japanização: Isto é, uma situação onde as dívidas ficam tão grandes, que não resta outra alternativa senão a repressão financeira; uma na qual os governos mantem os juros baixíssimos como única forma de preservar sua continuidade sem incorrer em um calote. Tal situação, como visto no Japão após 1989, resulta na redução das expectativas de retornos nas economias e levam ao surgimento de "empresas zumbis".

A primeira alternativa leva à inflação enquanto a segunda leva à recessão. E é nesta primeira alternativa onde os preços dos imóveis, do ouro, das cryptomoedas devem se valorizar de forma significativa.

2. Não se deve apostar contra Peter Thiel e Chamath Palihapitiya!

Tá certo que Jamie Dimon e um grupo de representantes de diversos bancos centrais no mundo afirmaram que o Bitcoin é uma fraude. Como sempre afirmo por aqui: falar é de graça! quero ver colocar na reta!!!

Peter Thiel e Chamath Palihapitiya são dois caras que tem "skin in the game". Colocam dinheiro exatamente onde suas palavras estão direcionadas. Ambos investem em bitcoin e são muito otimistas com sua perspectiva. Para quem não os conhece, ambos são conhecidos como investidores pioneiros na Facebook. Peter Thiel foi também um dos fundadores da PayPal. Como o título do famoso livro de Thiel, ambos estão acostumados a ir de ZERO a UM.

Já Chamath é uma das pessoas mais influentes do Vale do Silício e um dos mais otimistas no "outlook" do Bitcoin. No ano passado, fiz um post descrevendo sua biografia. Confira aqui: https://www.myvol.com.br/l/conheca-chamath-palihapitiya/

Já os "naysayers" do mundo financeiro, embora alguns riquíssimos, cresceram através do corporativismo e não são empreendedores. Por isso, se você vai seguir a opinião de alguém, siga a opinião de alguém que esteja apostando em suas próprias previsões; alguém com SKIN IN THE GAME!

Marink  


www.myvol.com.br