Eventos já precificados pelos mercados

28/12/2020

Trump sancionou o pacote econômico (Covid Relief Bill). O BREXIT foi aprovado em meio a um acordo robusto, representando um desfecho favorável.

Contudo, os preços de mercado não sobem de forma expressiva. O índice S&P 500 sobe menos que 1%. As ações das empresas do setor de aviação americanas - contempladas no pacote econômico - apresentam uma valorização inferior a 2%. A libra esterlina se mantém relativamente estável. O DXY (Dollar Index) se mantém acima de 90, apesar de mais um pacote de estímulos nos EUA.

Está certo que escrevo no início desta segunda-feira, em uma semana mais curta, com expectativa de baixa liquidez. Contudo, confesso que acreditava que os "comprados" tentariam puxar os mercados com mais vigor.

Dentre possíveis explicações para esta reação mais tímida, penso em algumas possibilidades:

  1. Os preços já embutiam as aprovações mencionadas acima; tanto em relação ao pacote econômico nos EUA como em relação ao BREXIT.
  2. Há um receio com relação ao desfecho final. Trump sancionou a COVID Relief Bill, porém, ele fez diversas exigências que serão avaliadas pelo congresso nesta segunda-feira. Curiosamente, Trump se isolou e não conta com o apoio republicano.
  3. O mercado pode estar precificando um risco adicional em relação a votação do dia 5/1, no que diz respeito às duas vagas para o senado americano no estado da Geórgia.

Neste fim de semana, o Wall Street Journal publicou uma matéria ilustrando o fato de que o nível de alavancagem nos mercados - medidos pelo volume utilizado em conta margem - se encontra em nível recorde. Na semana passada testemunhamos a entrada das ações da TESLA no índice S&P 500. Tudo isso parece não assustar os comprados. Há em curso uma tremenda especulação com Bitcoins que não se faz presente na precificação do ouro. Tudo isso é, no mínimo, suspeito.

Um outro fator que parece ser ignorado é o fato de que o setor de tecnologia chinês, liderado pelas ações das empresas Alibaba e Tencent, está sofrendo um ataque regulatório por parte do Partido Comunista Chinês. Assim, o preço das ações da Alibaba vem caindo e já negocia abaixo de sua média móvel de 200 dias.

Por aqui, vivemos uma certa lentidão no que diz respeito às vacinas e um elevado nível de incerteza quanto a questões políticas. Em particular, a disputa referente à liderança da câmara dos deputados é um evento de extrema importância para justificar o otimismo embutido nos preços de mercado.

Marink Martins

www.myvol.com.br