Existem sempre alternativas!

18/10/2019

Um dos acrônimos mais ventilados pela mídia financeira é aquele associado a ideia de que não há alternativas de investimentos que sejam tão boas quanto a bolsa de valores. Trata-se do acrônimo TINA, oriundo da expressão em inglês "There is no alternative"!

Bem, eu argumento que há! Essa ideia de que os juros mais baixos irão forçar os fundos de pensão e os investidores estrangeiros a entrarem pesados na bolsa brasileira é uma que vem carregada de ingenuidade, ilusão e má-fé.

Digo ingenuidade pela premissa embutida na ideia de que tais agentes sejam alienados ao que está em curso no Brasil. Já a ilusão tem a ver com o fato de que investidores brasileiros tendem a achar que o Brasil é a melhor alternativa de investimentos no mundo - refiro-me a um viés cognitivo conhecido como "home country bias". E, por último, digo que há má-fé, pois a ideia é ventilada por instituições que estão desesperadas para vender suas ações para os incautos que não param de chegar à B3.

O estrategista Howard Marks da Oaktree Capital Management acaba de escrever mais uma de suas famosas cartas aos seus clientes. Nesta última ele explora justamente essa questão associada ao efeito TINA. Confira ao clicar aqui.

Marink Martins

www.myvol.com.br