FED at the ready!

17/12/2019

Há quem diga que o maior erro já cometido por uma autoridade monetária desde a criação destas instituições foi permitir a falência do Banco Lehman Brothers. Ao observar o atual nível de comprometimento do FED com o nível de liquidez presente nos mercados, nota-se que as autoridades estão dispostas a fazer o que for necessário para evitar que evento similar ocorra. Seja isso uma espécie de mea-culpa ou prudência, o que realmente importa é que quanto maior for o compromisso do FED maior será o potencial de apreciação de ativos de risco, como aqueles em mercados emergentes.


Segue o áudio do dia:

Caso você ainda não tenha se cadastrado para receber o áudio do dia, envie o número de seu celular para myvolpremium@gmail.com


Chame isso de efeito Zoltan Pozsar - em referência ao analista do Credit Suisse que previu uma expansão do QE4 no fim deste ano e que ocupou as manchetes dos jornais - ou qualquer outro nome. O fato é que o FED está injetando meio trilhão de dólares de liquidez em operações compromissadas nas próximas duas semanas. Ciente de que o efeito calendário pode ser perverso devido ao fechamento de balanço de diversas instituições financeiras, a autoridade monetária norte-americana envia uma mensagem que está ali para o que der e vier.

Will Denyer, estrategista da Gavekal, nos informa que embora a falta de liquidez ocorrida em setembro fosse previsível devido a questões relacionadas ao caixa do tesouro americano, o que se apresentou como surpresa para o mercado foi o despreparo das instituições financeiras diante de tal evento. O próprio analista do Credit Suisse levanta a hipótese de que muitas instituições financeiras buscaram se antecipar a um eventual QE, e por esta razão, acumularam uma enorme quantidade de títulos do tesouro americano de prazos mais longos. Com isso, o mercado para títulos de curtíssimo prazo secou.

Colocando todas estas tecnicalidades de lado, o que é importante frisar aqui é que a "PUT" dada ao mercado pelo FED continua mais viva do que nunca! E isso, meu amigo, é um presente de natal para os detentores do real!

PUT do FED - Diz-se que a atitude do FED de garantir liquidez aos mercados é análoga a ideia de que a instituição estabelece uma espécie de "piso" para os preços dos ativos. Casos tais preços caiam, a instituição monetária americana contra-ataca injetando cada vez mais liquidez. O mercado denomina esta tese ou premissa de PUT do FED.

Marink Martins  

www.myvol.com.br