Liquidez nos mercados: um atributo subestimado

05/09/2019

O filme A Grande Aposta, logo no início, traz uma famosa frase do escritor Mark Twain que diz algo assim: 

"It ain't what you don't know that gets you into trouble. It's what you know for sure that just ain't so."  (traduzido de forma livre... Não é o que você não sabe que te prejudica, mas sim aquilo que você toma como verdade mas que, eventualmente, se prova um equívoco.)

Os mais técnicos chamam isso de Erro Estatístico Tipo 2. Esse tema é pertinente quando o assunto refere-se ao atributo liquidez nos mercados. Todos nós assumimos que ela estará sempre presente e que os nossos erros poderão ser STOPADOS sem provocar estragos em nossa situação financeira. 

Entretanto, a história nos mostra que não é bem assim. Explorei este assunto em mais detalhes no áudio abaixo em que falo sobre 4 temas:

  • Liquidez - definição, importância, e a minha experiência com sua falta.
  • A ausência dos Market Makers em eventos como Joesley Day e a recente queda nos ativos argentinos.
  • Uma "bolha" nos investimentos passivos (ETFs)
  • Modismo nos Fundos - um fundo doméstico tem 180k cotistas. Detalhe: tal fundo tem uma multa de 5% caso os resgates sejam feitos em menos de 30 dias. 

Ouça o áudio ao clicar abaixo:

Abaixo seguem alguns gráficos que embasam alguns dos comentários que fiz no áudio acima:

O gráfico acima nos mostra que em 2008 os bancos (primary dealers) mantinham carteiras expressivas (linha verde) em comparação aos títulos corporativos em circulação (linha azul). Dez anos mais tarde, a situação é completamente diferente. Qualquer adversidade tende a resultar em movimentos expressivos devido a ausência de market makers com o devido poder de fogo.

O gráfico acima nos mostra que os spreads entre as ofertas de compras e ofertas de venda para os títulos de High Yield vem crescendo. Algo preocupante!

No gráfico acima temos uma sinalização que os agentes começam a evitar ativos de High Yield com pouca liquidez!

Na tabela acima, temos o número de acionistas pessoas físicas por empresas.

Na tabela acima o número de cotistas por fundo. Observe que a gestora Alaska, com três fundos, diz ter aproximadamente 180.000 cotistas pessoas físicas.

Marink Martins



www.myvol.com.br