MyVOL ThinkBOX - "Momentum"

03/07/2019

A abertura dos mercados futuros domésticos sinaliza cautela diante da possibilidade de que a aprovação da reforma da previdência fique para o período após o recesso. Os agentes de mercado parecem tomados por um ceticismo que contribui para uma "underperformance" do indicador bursátil brasileiro em um momento em que os mercados internacionais parecem reagir positivamente.

Mantendo o meu compromisso com a objetividade do MyVOL ThinkBOX, segue a mensagem principal que busco transmitir neste texto:

Ontem, Washington e Bruxelas tomaram decisões que contribuem para um cenário de maior liquidez global; um cenário de RISK ON que deverá contribuir para uma performance mais favorável em mercados emergentes como o brasileiro.

Quais foram as decisões?

Na Europa a indicação de Christine Lagarde para chefiar o Banco Central Europeu e Ursula von der Leyen para chefiar a Comissão Europeia pode ser interpretada como uma vitória de Macron e sinaliza uma maior possibilidade de estímulos fiscais no velho continente.

Nos EUA a indicação de Judy Shelton e Christopher Waller para o FED já está sendo interpretada como uma estratégia para que Trump consiga fazer com que a instituição reduza, de forma significativa, a sua taxa básica de juros. O anúncio foi seguido de uma valorização imediata no preço do ouro e de uma queda na taxa dos títulos de 10 anos do tesouro americano.

Concluo aqui com uma opinião pessoal e polêmica:

Os pilares que contribuem para uma diferenciação entre o mundo desenvolvido e aquele em desenvolvimento estão caindo. Há um processo de latinização não só nos EUA mas também na Europa. Os riscos são crescentes, mas os políticos cada vez mais influentes.

Para o Brasil as portas estão abertas, bastaria uma maior maturidade e menos egoísmo por parte da classe política e conseguiríamos fazer com que a moeda brasileira se valorizasse de forma expressiva. Parece simples, mas trata-se de algo que já iludiu diversas gerações; inclusive a minha.

Sendo assim, é hora de embarcar no que é conhecido como um "momentum trade". Neste, o que está dando certo tende a continuar dando certo! Siga a tendência!

Mas não se esqueça de uma coisa. Vivemos em um mercado onde 80% do fluxo vem de algorítmos. Tudo isso pode mudar rapidamente. Você precisa estabelecer STOPs. Faça uso da ferramenta gráfica conhecida como PARABOLIC SAR; ela te ajuda a surfar a tendência como poucas.

Não se esqueça também de uma outra coisa: o caçador de tendência é, em sua natureza, um perverso do ponto de vista freudiano. Ele ilude a noiva prometendo mundos e fundos, a leva para o altar, mas no primeiro sinal de reversão (seja ele técnico ou quantitativo), não só a abandona, mas também aposta contra a coitada.

A analogia é machista e escrota, mas expressa bem a minha ideia.

Marink Martins

www.myvol.com.br