MyVOL ThinkBOX - PETR4/IBOV

21/01/2019

Neste primeiro ThinkBOX de 2019, compartilho aqui uma operação que venho discutindo internamente. Observe que meu objetivo não é fazer uma recomendação, mas sim compartilhar ideias que venho explorando no mercado.

Neste momento penso em maneiras de tirar proveito de um eventual recuo no IBOV por razões já mencionadas em meu Insights de Mercado. Como sempre, busco fazer isso de forma cautelosa, alocando espaço para a possibilidade de um equívoco em minha análise. 

Assim, venho discutindo uma venda de contratos futuros do IBOV protegida por travas de alta utilizando opções de Petrobras PN. Tais travas devem ter como base contratos com preço de exercício próximos a R$25,00 e venda em contratos com strike próximos a R$27,00.

Caso o IBOV de fato caia, haverá um ganho com a venda do IBOV futuro que deverá ser superior a perda de valor na trava de alta.

Aqui, trago como premissa a expectativa de que o comportamento de curto prazo para as ações da Petrobras PN deverá estar em linha com aquele do IBOV. Tal expectativa advém do fato de que o preço das ações dos bancos subiu bastante ao longo dos primeiros pregões do ano, e este fato contribuiu bastante para a alta já registrada. 

Em contrapartida, mesmo que o ímpeto altista do IBOV se sustente, imagino que o ganho obtido com a trava de alta compense, ou fique próximo, de eventual perda.

Acima, o gráfico ilustrando o potencial de Lucro/Prejuízo para uma trava de alta de PETR4 similar a descrita acima assumindo um horizonte de investimento de 9 dias úteis. 

Finalizo, reiterando o meu disclaimer de que isso não é uma recomendação. Operações long/short como esta podem surpreender negativamente. Muitas vezes é mais fácil, mais simples, e mais rentável fazer uma simples operação direcional. 

Além disso, observe que este comentário não possui relação alguma com a estratégia sendo implementada no âmbito do Clube dos Ganhos Absolutos na Inversa Publicações.

De qualquer forma, cumpro aqui o meu compromisso de compartilhar as minhas ideias com os assinantes.

Marink Martins

www.myvol.com.br