MyVOL ThinkBOX - Petrobras PN

12/11/2018

Apesar da recente queda no preço das ações da Petrobras PN, não vejo neste momento catalisadores para um eventual "pull-back" no preço durante as próximas horas, ou quem sabe, durante os próximos dois dias.

Dentre as razões para a minha afirmação, observo uma curva descendente da volatilidade implícita dos contratos de opções de compra para a série L (dezembro).

No gráfico acima, temos os diversos níveis de volatilidade implícita (vertical) para os diversos contratos de opções de compra (horizontal).

Em particular, os investidores conseguem comprar os contratos da PETRL24 (23,92) e, ao mesmo tempo, vender os contratos da PETRL290 (28,92) com um diferencial de volatilidade extremamente convidativo.

Tal oportunidade, entretanto, deve ser considerada como um indicador contrário, sinalizando que há uma maior demanda por travas de baixa do que por travas de alta.

Além disso, temos uma importante deterioração no cenário internacional, com a volatilidade associada ao índice S&P 500 subindo para níveis próximos a 20%. 

De uma forma geral, acredito que os mercados globais tendem a registrar uma maior volatilidade conforme a data da reunião do próximo encontro do G20 se aproxima. Nesta, há a expectativa de que um possível acordo entre os EUA e a China poderá ser celebrado; o que naturalmente contribui para a formação de um cenário binário.

Marink Martins 

www.myvol.com.br