MyVOL ThinkBOX - VALE3

15/10/2018

Pressionados por um elevado estoque de imóveis, alguns construtores chineses ("property developers") estão vendendo imóveis com descontos de até 30% dos preços praticados há algumas semanas. 

Tal atitude vem despertando a ira de chineses que compraram imóveis recentemente. Trata-se de algo sério que provavelmente exigirá uma atitude das autoridades chinesas. 

Eu acredito que tudo isso se apresenta como uma oportunidade de venda de VALE3!

Como assim? Qual é a relação? perguntaria alguém com uma visão mais construtivista para as ações da mineradora brasileira.

Sabemos que a Vale depende da venda de minério de ferro para a China que, por sua vez, depende muito de seu mercado imobiliário. 

Neste fim de semana, além do excesso de estoque de imóveis, foi divulgado também uma queda na venda de veículos. 

Por tudo isso, acredito que o cenário econômico chinês se apresenta como desafiador. Além disso, quando olhamos para o comportamento do preço das ações da VALE3 em comparação com o preço das mineradoras australianas (BHP, Rio Tinto e Fortescue) assim como da americana US Steel, observamos  que a Vale "descolou" de uma forma um tanto excessiva. 

Acima, temos as ações da Vale (em reais) em comparação com as ações da BHP, Rio Tinto e Fortescule (em dólares australianos).

Acima, temos a comparação do preço das ações da VALE3 com o preço da Fortescue e da US Steel. Embora a empresa americana seja uma siderúrgica enquanto as outras sejam mineradoras, observa-se uma correlação entre estes ativos.

Embora o otimista com as ações da empresa argumente que os fundamentos da empresa se encontram sólidos, acredito que há espaço para um movimento de reversão à média. 

Marink Martins

www.myvol.com.br