O Brasil é um "side show"

24/10/2017

Que me desculpem os ufanistas, mas o que vem acontecendo com a bolsa brasileira está mais relacionado ao excesso de liquidez global do que com o Brasil em si. A mídia financeira fala de um mercado altista local e o justifica com base em perspectivas econômicas, muitas vezes, sem deixar claro que tais perspectivas podem simplesmente não se materializar. Embora o nível de incerteza econômica local seja elevado, a própria valorização dos ativos financeiros contribui para um aumento de demanda pelos mesmos ativos; mesmo a preços mais elevados.

Esta peculiaridade da curva de demanda no mercado de ações foi recentemente bem explorada pelo fundador de uma das maiores empresas de pesquisa do país. O fato é que há um maior número de compradores a 76.000 pontos do que a 58.000 pontos. "Se está subindo, é porque deve ser bom; deve estar melhorando" diria um observador desavisado.

Na famosa peça "A Alma Imoral", escrita pelo rabino Nilton Bonder, e brilhantemente interpretada por Clarice Niskier, a interprete nos conta uma anedota na qual discípulos questionam um rabino moribundo sobre a verdadeira razão da vida. Tal rabino, muito perto de sua morte, proclama em voz muito baixinha: "A vida é uma xícara de chá". Perplexos, os discípulos rapidamente espalham a boa nova - a vida é uma xícara de chá, a vida é uma xícara de chá, e rapidamente todos na cidade diziam uns aos outros que a vida era uma xícara de chá. Até que surge um montessoriano, uma espécie deSergei Brin da época, e pergunta: mas por que a vida é uma xícara de chá??? Diante de tal pergunta, o transmissor da informação fica meio desconcertado, sem chão, e começa um movimento reverso que faz todo o percurso de volta ao pobre rabino, que já está em seus últimos segundos de vida. Os discípulos então perguntam: Rebe, por que a vida é uma xícara de chá? Nisso, o rabino reúne suas últimas forças para dizer: "Está bem. Então a vida não é uma xícara de chá".

De volta ao tema central deste comentário, a anedota acima retrata o comportamento humano, e é justamente devido a tal comportamento que existe uma anomalia no mercado de ações chamada "momentum". Existem poucos Sergei Brins no mercado, mas de vez em quando, eles aparecem e mudam as tendências dos mercados.

Finalizo com um gráfico que certamente ilustra, de forma mais precisa, a mensagem que busco transmitir. Como podemos ver, temos 5 linhas que ao longo do tempo se movem de forma cada vez mais correlacionadas. Tais linhas representam o risco país medido pelo CDS de 5 anos dos seguintes países: Brasil, Indonésia, Turquia, Rússia e Africa do Sul.

Lembrando que hoje, as 18:30, estarei no Espaço Paulista, em SP, para passar para vocês a visão de Louis Vincent-Gave sobre o atual momento econômico global. A apresentação do Louis trás dados bem relevantes que ajudarão você a compreender diversos riscos presentes no mercado.

Se você ainda não se inscreveu, envie um e-mail para marketing@br.icap.com.

Te espero lá!


www.myvol.com.br