O caso Fastly (FSLY)

15/10/2020

O que acontece com o preço da ação de uma empresa que acumula 500% de alta no ano e, que de uma hora para outra, divulga estimativas mais realistas?

Bem, se tal ação fizer parte da febre especulativa que parece tomar os investidores da corretora Robin Hood, nos EUA, as consequências podem ser nefastas.

Foi justamente isso que ocorreu ontem, logo após o fechamento dos mercados. A empresa americana FASTLY - que atua na área de suporte, associada à computação em nuvem - divulgou que sua receita do terceiro trimestre ficaria 5% abaixo do previsto, devido a um menor consumo de uma de suas principais clientes - a empresa ByteDance, dona do aplicativo TikTok. Veja o que ocorreu com o preço da ação no after-market:

Como você pode ver na imagem acima, o preço da ação caiu 30%! É certamente provável que existam outros fatores que contribuam para tal movimento. Contudo, não devemos esquecer que se trata de uma empresa que subiu 500% no ano e que negocia, a um múltiplo próximo a 40x, suas vendas dos últimos 12 meses!

Esse tipo de insanidade está por todos os cantos.

Observe que este não é um fenômeno exclusivo da bolsa americana.

Assim como ocorrera por aqui, na época da bolha do Nasdaq, com empresas como Globocabo, Inepar, Embratel e outras, hoje temos empresas no Brasil negociando com múltiplos de lucro e de vendas nunca vistos antes.

Nas redes sociais, influenciadores divulgam estudos indicando a relevância técnica e psicológica de desdobramentos. A isso, tenho algo a dizer: "give me a break"! Vou deixar em inglês, pois assim fica mais elegante do que sua tradução.

Ontem, concluí um post que fiz com a seguinte imagem e comentário:

Esse é o gráfico da opção de compra da Apple, strike de 125. Acho que o "espreme" já foi dado. Considerando que o Iphone 12 já foi lançado, que não teremos pacote fiscal antes da eleição, e que o VOL continua em 50%, acredito que temos uma combinação sugestiva de queda para os próximos dias. 

O comentário acima teve como foco a volatilidade implícita embutida nos contratos de opções associados a opções da Apple - um indicador que, neste momento, ilustra o ceticismo do mercado com os preços vigentes.

Vamos ver. Sigo acreditando que uma postura tática, focada em se manter líquido, continua ser a mais atrativa em meio as incertezas do momento.

Marink Martins

www.myvol.com.br