Quando falamos de mercado de capitais, é justamente na opacidade onde a magia e a maldade florescem. Isso ajuda a explicar o sucesso histórico do Private Equity nos EUA — um ambiente em que pouca visibilidade permite narrativas exuberantes, valuations agressivos e uma assimetria gigante entre quem estrutura o negócio e quem compra lá na frente.
Os mercados mais se parecem com a literatura do que com a mecânica

O universo, a vida e OS MERCADOS são mais parecidos com a literatura do que com a mecânica.
A partir do século 20, o mundo aderiu a um novo paradigma. A transição de um mundo determinista para um indeterminista pôde ser visto também como uma passagem de uma compreensão linear para uma deslinear. Neste segundo, as ações dos agentes rebatem-se sobre si e modificam as ações dos próprios agentes. É o todo modificando a parte.
Veja o que foi dito por Luiz Alberto Oliveira, o melhor entre os professores que já tive. Luiz é curador do Museu do Amanhã no RJ:
A regra pela qual associamos LETRAS para formar FONEMAS é diferente da regra pela qual associamos FONEMAS para formar PALAVRAS, se não haveria uma única LÍNGUA.
A regra pela qual associamos FONEMAS para formar PALAVRAS não é a mesma utilizada quando associamos PALAVRAS para formar FRASES, se não não haveria POESIA.
O todo (a literatura) tem propriedades que as partes (letras) não tem. Este é um dos exemplos mais belos de DESLINEARIDADE.
Note que uma máquina é incapaz de afetar-se a si própria. Os sistemas lineares são uma gota em um oceano de deslinearidade.
Pense nisso ao ser confrontado por soluções simples, mágicas, mecânicas; seja na vida ou nos mercados. Não se esqueça que você habita o mundo da complexidade.
Marink Martins
🌎🔥 Aproveitando o clima de finais e de dia de jogo do Flamengo, compartilho com os leitores o texto em que busco explicar nuances do mercado de opções através de uma aposta binária feita em um jogo fictício entre Brasil e Argentina. Neste texto, tenho como objetivo apresentar alguns conceitos importantíssimos neste mundo das opções, como:
Jornada MyVOL -- dias 2 e 3 de/dez
O Novo Mapa dos Mercados — Leituras Essenciais da Era da Coexistência



