Percepções de escassez
Se no passado as commodities metálicas comandavam um prêmio nos mercados associado a escassez, hoje tal prêmio parece estar sendo atribuído a uma outra classe de investimentos. Refiro-me a um grupo de ativos que, através de uma narrativa muito bem formulada e disseminada, vem ocupando cada vez mais espaço nas carteiras dos investidores globais.
Naturalmente estou falando dos "growth stocks" - ações de empresas que apresentam boas perspectivas de crescimento em seus lucros.
Observe que ao descrever a classe acima, me referi a perspectivas; algo que é altamente influenciável por narrativas bem formuladas.
Para exemplificar esta crítica de uma forma mais contundente, vale mencionar o fato de que a lucratividade do famoso grupo de empresas representada pelo acrônimo FAAMG (Facebook, Apple, Amazon, Microsoft e Google) dobrou nos últimos 5 anos ao mesmo tempo em que o preço de suas ações quintuplicou no mesmo período!

A percepção de que o que ocorrera nos últimos 5 anos é algo que se perpetuará continua impulsionando o preço destas ações.
Mas, como dizem os estrategistas que sigo: ao contrário do socialismo que é marcado por escassez, o capitalismo é marcado por abundância e competição.
As líderes de hoje certamente sofrerão algum tipo de pressão nos próximos anos. Mesmo que estejam engajadas em duopólios, tal pressão poderá vir através de uma maior regulamentação e intervenção estatal.
Ontem, ao anunciar o seu programa econômico, Joe Biden disse o seguinte:
"The end of shareholder capitalism is due", que pode ser traduzido da seguinte forma: O fim de um capitalismo voltado ao acionista é necessário!
Esse é o mesmo Joe Biden que disse que é chegada a hora da Amazon pagar impostos!
Engana-se aqueles que pensam que isso é um fenômeno exclusivo das empresas de tecnologia norte-americanas. Estes ciclos de valorização, ancorados em uma percepção de escassez daquilo que não é tão escasso, tende a chegar no mundo em desenvolvimento de forma tardia e de forma exponencial. Já observamos isso ocorrer por aqui em outras épocas de exuberância vista nos mercados.
Tenha um ótimo fim de semana,
Marink Martins