Petrobras - a dinâmica das opções

05/01/2021

Os próximos dois dias serão impactantes nos mercados globais. Finalmente, chegamos ao dia da decisão no estado da Geórgia nos EUA. Além disso, ontem tivemos o anúncio de "lock-down" na Inglaterra, e é possível que a Alemanha anuncie restrições hoje. Os mercados reagiram negativamente, e aqui no Brasil, a queda só foi mais tímida devido a valorização de ativos associados a commodities.

O ano de 2021 se inicia com incertezas por todo lado. Há riscos associados a tensões sino-americanas e há riscos específicos associados a empresas, como observamos no caso da empresa chinesa Alibaba.

Diante de toda esta complexidade, me volto hoje a dinâmica das opções associadas ao ativo Petrobras PN. Estamos a nove dias do vencimento de opções. Neste sentido, vale destacar que uma recomendação feita por uma importante casa de pesquisa voltada ao varejo fez com que muitos investidores comprassem opções de compra da série PETRA29 (29,00) e vendessem opções da série PETRA300 (30,00). Assim, temos o famoso MUITOS TITULARES para POUCOS LANÇADORES no contrato de 29 reais; bem próximo do preço de fechamento da PETR4 nesta segunda-feira.

A volatilidade implícita dos contratos da Série A (janeiro) - por volta de 38% -- não está baixa, embora tenhamos observado um recuo nesta segunda-feira. Curiosamente, a volatilidade implícita da série B (fevereiro) teima em se manter acima de 40%.

Em se tratando do mercado de opções, a importância do que irá ocorrer nos próximos dois dias está diretamente relacionado ao comportamento da curva de volatilidade. Caso o preço da ação da PETR4 não se aproxime rapidamente de 30,00, é provável que teremos uma formação clara de "sorriso de volatilidade" onde o mercado ficará vendido justamente no contrato onde há mais titulares - aquele cujo preço de exercício é de 29 reais.

A imagem acima é somente uma ilustração da dinâmica associada a curva de VOL das opções de Petrobras. Não se trata da curva associada ao vencimento vigente. Nesta imagem busco transmitir que a linha azul tende a se transformar na linha verde. Esta formação (linha verde), mais parecida com um sorriso, é algo que ocorre com frequência na medida em que nos aproximamos do vencimento de opções. 

Entendo que este é um tema mais técnico e que necessita de uma explicação mais abrangente. Contudo, sinto a necessidade de chamar atenção ao leitor de que análise técnica vai além de análise de preço e volume. Uma compreensão das forças que atuam sobre a curva de volatilidade associada a contratos derivativos de um ativo é algo que pode trazer "insights" preditivos valiosos.

Marink Martins

www.myvol.com.br