Petrobras - distinta probabilidade de queda na abertura

07/11/2018

Aqueles que me acompanham diariamente através do projeto Clube dos 5 observam um tom de desconforto em minha voz ao falar sobre as perspectivas de curto prazo para as ações da Petrobras PN.

Isso ocorre devido a interpretação de um fator técnico que considero fundamental em minha análise relacionada ao ativo em questão.

Sem entrar aqui em termos técnicos, refiro-me a uma medida que, interpretada de forma mais simples, nos mostra se há uma maior demanda por travas de alta (otimismo) ou por travas de baixa (pessimismo) no que diz respeito aos contratos de opções associados ao ativo em questão (PETR4).

Pois é, desde a expressiva queda vista no preço das ações da PETR4 durante os meses de maio e junho, tal métrica vem indicando uma maior demanda por travas de alta. Neste período, aqueles que compraram o ativo e carregaram de forma paciente, foram recompensados com uma das altas mais expressivas do ano.

Chegamos ao patamar de R$28,00 por ação da PETR4 e a dinâmica de curto prazo parece ter mudado de forma significativa.

Conforme podemos observar no gráfico abaixo, a inclinação descendente das curvas de volatilidade implícita associadas a diversos contratos de opção de compra nos indica uma maior demanda por travas de baixa (pessimismo).

No gráfico acima temos no eixo vertical os diversos níveis de volatilidade implícita associados aos diversos contratos de opção de compra (eixo horizontal).

Pudera! O preço das ações da Petrobras PN, além de ter subido bastante desde a votação em primeiro turno, trouxe para o mercado de opções um número expressivo de investidores pessoas físicas que, por natureza, tendem a especular de forma unidirecional, apostando na alta do ativo objeto (PETR4).

Explorei este tema em mais detalhes na segunda-feira quando escrevi o comentário cujo título era Petrobras PN - "The Game is ON".

Com o resultado do terceiro trimestre da empresa já divulgado e com a votação do pedido de urgência para análise da Cessão Onerosa adiado para o fim do mês de novembro, há uma distinta probabilidade de que o mercado embarque em um período de realização de lucros no curto prazo.

Marink Martins

www.myvol.com.br