Pressão total dos "comprados"

17/12/2020

Ontem tivemos o vencimento do contrato WINZ20 e os "comprados" deram um show. Puxaram o índice de forma surpreendente, levando o preço de ajuste para 117.577; isso após ter feito uma mínima situada a 2.000 pontos abaixo deste patamar.

E a pressão persiste nesta manhã desta quinta-feira. Temos o vencimento do índice S&P 500 ocorrendo amanhã.

Ao contrário do que ocorre aqui no Brasil, o preço de ajuste dos contratos futuros do índice S&P 500 é definido com base no preço de abertura do índice S&P 500 à vista. Sendo assim, não é raro vermos a máxima do dia ocorrendo em um horário próximo da abertura.

Será que estamos de fato no ápice do deslocamento, conforme mencionei no vídeo MyCAP Tendências Globais #128? Bem, é importante que o leitor saiba que esta é somente a minha aposta.

Hoje, um importante banco brasileiro publicou um relatório afirmando que estamos entrando em um novo SUPER CICLO das commodities. Com base nisso, a instituição promoveu diversos "upgrades" para empresas do setor.

Contudo, a casa de pesquisa Gavekal - fonte de inspiração para o trabalho que apresento por aqui - não me parece estar de acordo com esta visão. Na verdade, há indícios de que o setor de construção civil tende a uma desaceleração na China ao longo de 2021.

Bem, seja o que for, só saberemos a resposta em 2021. O meu foco ainda está neste turbulento ano de 2020. Será que o período de festas será tranquilo ou será tumultuado como fora aquele de 2018?

A julgar pelo que observo na precificação das opções de Petrobras PN, tudo indica que os próximos dias tendem a ser agitados. As opções da série A estão com uma volatilidade implícita bem alta para esta época do ano.

O fato é que a alta na Petrobras PN foi tão forte que surpreendeu até mesmo o mais otimista. Assim, muitos participantes ficaram presos em contratos de opções cujo preço de exercício está bem abaixo dos níveis atuais. Tudo isso gera estresse e distorções. Por isso, continuo acreditando que o vencimento de opções desta segunda-feira poderá marcar um ponto de inflexão. Vamos ver.

Marink Martins

www.myvol.com.br