Problemas estruturais na Índia / Oportunidades para o Brasil

04/12/2019

Não é de hoje que estrategistas internacionais vem nos chamando atenção a respeito de problemas estruturais na Índia. Seu crescimento econômico vem caindo e o índice de confiança dos consumidores atingiu uma mínima de seis anos durante o mês de setembro. Um cálculo do crescimento do PIB descontando os impulsos fiscais já mostra que a economia indiana vem crescendo a um ritmo mais próximo de 3%; o que é bem inferior do que o crescimento oficial do PIB para o terceiro trimestre que aponta para uma taxa anual de 4.5%. O que é curioso, e que representa uma oportunidade para os ativos brasileiros, é o fato de que as ações indianas negociam com um múltiplo de Preço/Lucro (P/L) bem esticado.

Acima, no gráfico da esquerda observamos que os ativos indianos denominados em moeda local estão na máxima. Já no gráfico da direita, observamos que, em termos de P/L, a bolsa indiana negocia com um "prêmio" considerado por muitos estrategistas como injustificável diante dos presentes desafios. Ainda no gráfico à direita, veja como o P/L dos mercados emergentes (linha cinza) é bem inferior ao registrado pelos ativos indianos (linha azul) e americanos (linha vermelha).

Está certo que as reformas no Brasil caminham lentamente. Dito isso, há um maior otimismo com a retomada da economia que já mostra sinais de recuperação em diversas frentes. Mais importante, porém, é o fato de que os ativos brasileiros, embora não estejam baratos, estão precificados em um patamar de P/L bem inferior aos ativos indianos. Além disso, observa-se um maior otimismo dos investidores estrangeiros com relação ao Brasil. Esta semana mesmo tivemos um matéria extremamente positiva a respeito do país no Wall Street Journal.

Sendo assim, acredito que estamos diante de uma oportunidade de convergência que poderá se traduzir em uma apreciação relativa dos ativos brasileiros vis-à-vis os ativos indianos. 

Marink Martins

www.myvol.com.br