Quarta feira, um novo problema por Mariana Ratão

01/10/2019

Semana passada, as reações ao resultado do julgamento do Supremo Tribunal Federal foram incendiárias. Amanhã tem nova sessão do STF para pautar se os julgamentos dos presos da Lava Jato voltem para a etapa das alegações finais. Resumindo: Lula Livre?

Assim como avaliaram os generais de alta patente do governo, Lula solto não seria uma má ideia para o presidente. Sim, o presidente Bolsonaro. A batalha do período eleitoral volta para a superfície, onde a liberdade do ex presidente e a soltura dos condenados na Lava Jato volta como um "fantasma" a assombrar a segurança jurídica do Brasil. O presidente Bolsonaro pode capitalizar - e muito - em cima deste fato, dado que seu discurso de tônica opositora foi o que trouxe, em grande parte, sua vitória. No dado momento os brasileiros escolheram Lula Livre ou Lula Preso, Mito ou Lulalá. 

Manter o clima de guerra é bom para ambos. Não se pode duvidar.. nem de que os líderes bolsonaristas queiram Lula Livre e o ex presidente Lula, Lula Preso. Lula Livre reforça a narrativa de que o público apoiador de Bolsonaro precisa aguentar seus talqueis, mesmo que não seja muito agradável...pois o outro lado, é isso aí. E Lula Preso Político é poético, é marketing, é fashion, traz lideranças do mundo todo, faz shows, e tudo mais. Essa julgo ser a dura realidade, infelizmente. Aqui não teve Thomas Jefferson, mas tá cheio de Robespierre tropical - tem até ministro que quase foi Janotado.

Não mantenho esperanças em nada que venha a depender do estamento burocrático - minha opinião é a de que o Supremo Tribunal Federal deva manter a tese "garantista" e garantir, em bom português, a pronta liberdade "da geral". Como disse Mano Brown, liberdade vai cantar, meu.

Com o tempo aprendemos que tudo pode acontecer para o STF. A verdadeira Caixinha de Pandora. Infelizmente o esperado é que a votação para soltar ou não o ex presidente demore até a madrugada, ou fique para quinta feira. Parece coisa de neurótico, mas resultado mesmo, só deve aparecer depois do leilão.

Maquiavel: "Não se deve pôr em risco toda a fortuna e não todas as forças e, por isso mesmo, manter as posições é danoso"! Parece engraçado, mas a citação está em Discurso Sobre a Primeira Década de Tito Lívio. Como diz o Marink, aja de forma tática: o objetivo é sobreviver.

Caso aconteça o #LulaLivre, podemos esperar reações revoltosas contra o STF, manifestações e pedidos de impeachment dos ministros no Senado Federal. Estes pedidos, como do Professor Modesto Carvalhosa, já existem, mas devem ganhar maior evidência.

Particularmente, creio que, caso a situação evolua para a soltura dos presos da Lava Jato, talvez tenha chegado a hora em que a raiva acumulada na sociedade civil se mobilize o suficiente para derrubar um dos Supremos via Senado.

Maquiavel também escreveu que "um povo acostumado a viver sob um príncipe se, por qualquer motivo, liberta-se, dificilmente mantém a autonomia".

Será que somos mesmo livres?


Mariana 

www.myvol.com.br