Respeite esta crise!

03/03/2020

A alta registrada nos mercados ontem foi tão expressiva quanto a rápida queda da semana passada. Nos EUA, ações da Apple e da Walmart registraram oscilações positivas dignas de época de mercados turbulentos, como aquele visto no segundo semestre de 2008. Curiosamente, as altas mais expressivas ocorrem no início de ciclos de baixa nos mercados ("bear markets"). Os ciclos de alta ("bull markets") são marcados por baixa volatilidade realizada nos mercados.

Embora ainda não tenhamos clareza no que diz respeito a uma possível transição de ciclos de mercado, devemos concordar que o momento atual pede por uma maior cautela por parte dos investidores.

Nesta manhã tivemos uma conferência entre representantes do G7 para discutir medidas que visam manter a estabilidade dos mercados. Historicamente, este tipo de iniciativa ocorreu em três ocasiões nos últimos 20 anos: Após o ataque no dia 11/9/2001, durante a crise de 2008, e após a invasão russa na Crimeia em 2014.

Conforme esperado, o comunicado oficial divulgado após a conferência não trouxe muito mais do que uma simples promessa de atuação coordenada buscando atingir o objetivo mencionado acima.

Considerando tudo isso, reitero aqui o que venho falando há mais de duas semanas: preocupe-se neste momento mais com o retorno de seu capital do que o retorno sobre o mesmo. As autoridades monetárias não estariam promovendo reuniões especiais caso o tema em questão - a epidemia associada ao coronavírus - não fosse tão importante assim.

Respeite esta crise! Não a compare com eventos como Y2K, SARS, BREXIT, e outros onde a postura "buying on the dip" ("caiu comprou") se provou vitoriosa. Preocupe-se em não perder!

Marink Martins

www.myvol.com.br