Roger Ver - "The Bitcoin Jesus"

01/05/2018

Por Stella Manes

A identidade do grande criador (ou grandes criadores) do Bitcoin ainda é um mistério, sendo referido apenas pelo codinome de Satoshi Nakamoto desde 2008. Entretanto, apesar de Nakamoto permanecer esta grande incógnita, há outro grande nome por trás da cryptomoeda: Roger Ver.

Se você não ouviu falar de Roger Ver, certamente já ouviu o termo com o qual ele é conhecido: The Bitcoin Jesus. Apesar de não ser o criador, Roger Ver é o grande nome responsável por grande parte da popularização da moeda virtual.

Roger Ver, americano nascido no Vale do Silício, possui uma história não tão convencional por seu envolvimento com atividades ilegais e servindo tempo de prisão, mudou-se para o Japão abandonando sua cidadania americana por uma caribenha. Um libertário de raiz, viu no bitcoin uma grande oportunidade alegando que este era "a invenção mais importante na história do mundo desde a internet".

Sua visão do potencial do bitcoin quando este ainda era pouco conhecido e com preço baixo, o permitiu comprar quantidades excessivas da moeda. Entretanto, ao invés de guardar seu investimento, Roger Ver pregou a sua fé fazendo grandes quantidades de doações em bitcoin para diversas pessoas e entidades - o que o fez se tornar conhecido como Bitcoin Jesus. A sua atitude de distribuição de milhares de reais em forma de bitcoin deu um empurrãozinho para a popularização da moeda e contribuiu para o fortalecimento de outras cryptomoedas, estabelecendo parcerias e se tornando fundador da Bitcoin Foundation.

Em sua entrevista para o podcast Decrypted da Bloomberg, Roger Ver conta que distribuiu pelo menos 10 mil bitcoins (algo próximo a 100 milhões de dólares pelos preços de hoje) em seu esforço de popularização da moeda, principalmente em Meet Ups que organizava no seu tempo morando em Tóquio. Além disso, gravou diversos vídeos em inglês e japonês explicando e empoderando o bitcoin e sites relacionados. Gastou quantidades altas do seu próprio dinheiro investindo em start-ups de empresas relacionadas ao bitcoin. Todo o seu esforço atraiu grandes apoiadores que futuramente iriam ter papéis importantes na comunidade "bitcoineana" do Japão.

Ao contrário de outra grandes nações mundiais, o Japão adotou políticas pró-bitcoin se tornando o primeiro país a aceitar pagamentos em bitcoin, que no  início de 2017 ainda valia US$1.200, subindo consideravelmente nos meses seguintes. 

Para ouvir o podcast Decrypted, basta clicar na imagem abaixo:

www.myvol.com.br