Sinais otimistas no ar!

06/09/2019

Em um mercado dominado por um pessimismo global, talvez seja mais interessante neste momento a adoção de uma postura tática contrária.

Entendo que ler isso por aqui pode ser um tanto frustrante, pois venho articulando, com certa veemência, uma visão extremamente cautelosa.

Dito isso, observo um movimento tático, de curtíssimo prazo, que busca impulsionar os mercados. A China, embora muito distante de estimular sua economia como fez em 2009 e 2015, mostra uma disposição para impulsionar alguns setores de forma seletiva. Junto a isso, temos uma transição no banco central europeu que tende a embarcar em novos estímulos.

Está certo que o mercado de renda fixa global vive uma enorme bolha. Para Anatole Kaletsky, trata-se da maior bolha de todos os tempos. Mesmo assim, o próprio estrategista não vê sinais de retração nos mercados no curto prazo.

Em sua opinião, o mercado de renda fixa global perdeu o seu poder interpretativo no que diz respeito a sinalizar o que está por vir na economia. Ele afirma isso devido a manipulação em curso capitaneada pelos diversos bancos centrais. Ele complementa afirmando que, aquele que tinha que vender seus títulos, já o fez. Sendo assim, os compradores atuais tendem a ser, em grande parte, instituições ligadas a administração de passivos - em destaque: fundos de pensão e seguradoras.

Em algum momento tal bolha irá estourar e provocar uma tremenda disrupção global. No curto prazo, entretanto, há sinais de que uma onda otimista começa a se formar.

Um bom fim de semana a todos,

Marink Martins

www.myvol.com.br