Traga-me a conta, por favor!

09/12/2020

Conforme mencionei na segunda-feira, estamos na semana dos IPOs. Temos as aguardadas emissões de ações de empresas como Rede D´Or, AirBnB, e DoorDash. Curiosamente, 2020 está se provando um ano recorde para emissões conforme podemos observar na imagem abaixo.

Tudo isso sem falar nas operações conhecidas como SPACs nos EUA. Tais operações conseguiram atrair um volume de recursos similar ao captado através das emissões tradicionais. O apetite dos investidores, ao longo deste ano marcado pela pandemia, tem sido surpreendente.

Contudo, é chegada a hora de pagar a conta. Refiro-me aqui a liquidação financeira que, no caso das ações da Rede D´Or, ocorre na sexta-feira, dia 11/12.

Considerando que a operação como um todo representa a maior operação do ano e, segunda maior da história do mercado de capitais brasileiro, não devemos ignorar o fato de que muitos investidores terão que fazer caixa hoje para liquidar suas compras na sexta-feira. Assim, o dia de hoje poderá ser afetado negativamente por este evento.

Em um passado não tão distante - dezembro de 2017 - os mercados caíram durante os dias que antecederam a emissão de ações feita pela empresa BR Distribuidora justamente devido ao fato de que o volume captado - aproximadamente 5 bilhões de reais - fora considerado elevado pelo mercado.

Além deste detalhe doméstico, vale ressaltar que nos EUA a relação conhecida como "PUT-to-CALL ratio" encontra-se em um nível baixíssimo. Em outras palavras, há um elevado nível de complacência no mercado. Ou os investidores estão "embriagados" com CALLs ou complacentes ao desdenhar das PUTs. Seja qual for o cenário, tudo isso tende a mudar a partir do momento em que estes contratos expirem.

Neste sentido, reitero aqui uma tese que explorei em um MYCAP TENDÊNCIAS GLOBAIS recente de que o ápice do descolamento nos mercados deve ocorrer próximo ao vencimento dos contratos de opções e futuros nos próximos 10 dias. Vamos observar.

Marink Martins  

www.myvol.com.br