Um evento disruptivo na negociação de derivativos da Petrobras

27/03/2018

Há quase duas semanas, mais especificamente, no dia 14/3, uma das mais influentes casas de análise brasileira publicou um relatório recomendando que seus clientes comprassem opções de compra de Petrobras com preço de exercício de R$26,50 e vencimento em 21/05/2018 (PETRE56). Tal recomendação foi feita estipulando um preço de entrada que deveria ter como teto 51c.

Superando as minhas expectativas, tal recomendação atraiu um enorme público que comprou tais contratos pagando um preço médio de aproximadamente 0,45c. Naquele dia, grande parte do saldo comprador em tal contrato podia ser atribuído a operações feitas através da Corretora XP, enquanto grande parte do saldo de posições na venda podia ser atribuído a Corretora Credit Suisse.

É raro um movimento de tamanha proporção em contratos de opções em séries cujo vencimento excede o prazo de 30 dias. A magnitude do movimento detectado é algo sem precedentes, atraindo um público que, em sua maioria, consiste de investidores individuais.

As repercussões deste "desequilíbrio" na relação entre titulares e lançadores de uma opção "fora-do-dinheiro" como a PETRE56, foi sentida imediatamente. Desde o dia da recomendação, tal contrato de opções se desvalorizou de forma significativa, caindo de 45c para aproximadamente 20c.

Naturalmente, um resultado adverso divulgado pela empresa recentemente contribuiu para desvalorização no preço de suas ações. Mas, mais importante, tal evento disruptivo vem contribuindo para uma redução significativa na volatilidade implícita de todas as opções negociadas de Petrobras.

E o mais importante: o impacto de tal evento poderá se alongar por semanas.

Pensando nisso, pedi a Inversa Publicações que liberasse novamente o acesso ao meu documentário e que considerasse a abertura de novas vagas ao meu projeto de Dynamic Hedging.

Caso você queira conhecer o mundo das operações não-direcionais, assista o meu convite abaixo.

Confesso que estou extremamente entusiasmado com este projeto. Tenho a oportunidade de compartilhar diariamente com os assinantes um conteúdo internacional de primeiríssimo nível; algo disponível somente a investidores institucionais. Além disso, o nosso sistema de controle gerencial via planilhas é algo de grande valia. 

Marink

www.myvol.com.br